Um dos mecanismos de evasão imunológica pelos vírus é a mudança antigênica. O vírus da influenza, por exemplo, pode alterar seus antígenos e assim deixar de ser alvo da resposta imune.
5.Mecanismos de Evasão - Produção de moléculas inibitória para o sistema imune. Ex. Homólogos de receptores, citocina inibitórias. - Inibição da apresentação de antígenos.
via humoral: os anticorpos vão neutralizar os vírus e impedir que a infecção comece ou progrida, isso vai acontecer com a ligação dos anticorpos ao envoltório do vírus ou aos antígenos presentes nos capsídeos virais, prevenindo a ligação e entrada do vírus na célula hospedeira.
Como conseqüência, são produzidos anticorpos e linfócitos ativados. Os anticorpos neutralizam os microrganismos ou suas toxinas e aumentam a capacidade dos fagócitos de interiorizar e matar os microrganismos.
Imunidade adquirida Os anticorpos reconhecem os antígenos (qualquer partícula estranha ao corpo), neutralizam a infecção e eliminam estes antígenos por variados mecanismos efetores. Por sua vez, a imunidade celular gera resposta mediada pelos linfócitos T.
Sistema imunológico adaptativo Em oposição à resposta inata, a resposta imune adaptativa depende da ativação de glóbulos brancos especializados e das substâncias que eles produzem.
A imunidade inata atua em conjunto com a imunidade adaptativa e caracteriza-se pela rápida resposta à agressão, independentemente de estímulo prévio, sendo a primeira linha de defesa do organismo. Seus mecanismos compreendem barreiras físicas, químicas e biológicas, componentes celulares e moléculas solúveis.
- O sistema imune inato reconhece estes patógenos por meio dereceptores que se ligam a padrão de estrutura regular(reconhecimento de padrão de moléculas associado a patógeno).
Como as células do sistema imune inata reconhece os antígenos? Por meio dos anticorpos, que são estruturas diferenciadas dos antígenos e PRRs que são os receptores de reconhecimento da célula de defesa. ... Por meio dos PAMPs, que são estruturas diferenciadas dos antígenos.
Os PRRs sao os receptores de reconhecimento de PAMPs e DAMPs, podendo ser tanto soluveis (PRMs), ligados a membranas celulares (exemplo: TLRs, ManR, Scavanger R) ou citosolicos (exemplo: NLRs). Citocina è uma molecula de sinalizaçao entre celulas do sistema imune com efeito imunoregulador.
Essas moléculas (PAMPs, DAMPs e VAMPs) são reconhecidas por PRRs (Receptores de Reconhecimento de Padrões), expressas por fagócitos e outros tipos celulares, e ligam-se a eles. Essa ligação inicia diversos eventos que levam à eliminação dos micro-organismos.
Frente a bactérias extracelulares, os linfócitos T CD4+ produzem muito IFN-gama, que atua potencializando a ação fagocitária macrófagos, induzindo a produção de anticorpos para osponizaçao do patógeno, ativação do sistema complemento e/ou neutralização do patógeno.
e) Os TLR reconhecem diferentes estruturas de apenas alguns tipos de micro- organismos, como bactérias e fungos denominados PAMPS (Padrões Moleculares Associados a Patógenos) e produtos endógenos como DAMPS (Padrões Moleculares Associados a Danos Celulares).
Os receptores Toll-Like funcionam como receptores de reconhecimento padrão (PRR) presentes nos macrófagos, nas células dendríticas e nos neutrófilos (leucócitos polimorfonucleares ou PMN), responsáveis pelo reconhecimento dos padrões moleculares associados a patógenos (PAMP), os quais são expressos por um amplo ...
É uma substância capaz de desencadear uma resposta imune (específica) de tipo humoral ou celular e tem também a capacidade de desencadear memória imunológica. Um imunogénio é um antigénio. Mas por sua vez a antigenicidade não significa inerentemente a outra propriedade (imunogenicidade).
Os componentes da imunidade específica são os linfócitos e seus produtos, os anticorpos. A substâncias estranhas que induzem respostas imunes específicas ou são os alvos dessas respostas são chamados antígenos.