O subsistema operativo é a parte que coloca em prática as regras criadas pelo subsistema de supervisão. Responsável por definir as práticas da política monetária, cambial e de crédito. Fazem parte dele o presidente do Banco Central, o Ministro da Fazenda e o Ministro do Planejamento.
O Sistema Financeiro Nacional é estruturado em dois subsistemas fundamentais: Subsistema Normativo e Subsistema Operativo.
Estrutura do Sistema Financeiro
O Sistema Financeiro Nacional tem outros dois órgãos normativos: o Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) e o Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC).
A principal entidade nesse sentido é o Conselho Monetário Nacional, chamado popularmente pelas suas inicias CMN. Ele é o órgão máximo do Sistema Financeiro Nacional e define todas as diretrizes econômicas, além de estabelecer o controle da emissão de papel moeda e fiscalizações de algumas instituições financeiras.
O regulador funciona como indutor de boas práticas e fiscalizador dos compromissos assumidos. De toda a forma, baixada ou não regulamentação complementar, é imprescindível o engajamento de todas as instituições financeiras nesse processo, que deve se dar da forma mais rápida e efetiva possível.
Os bancos são responsáveis por fornecer empréstimos, concentrar a oferta de outros serviços financeiros, facilitarem a transação econômica entre pessoas físicas e jurídicas, além de possibilitar, por meio de seus diferentes sistemas e modelos de negócio, o desenvolvimento da economia.
Os bancos são instituições essenciais à manutenção do comércio (atividades comerciais), porque além de oferecer serviços financeiros, facilitam transações de pagamento e oferecem crédito pessoal, ajudando no desenvolvimento do comércio nacional e internacional.
De forma simplificada, cabem aos bancos três importantes papéis na sociedade: 1) proteger e rentabilizar a poupança dos indivíduos e das empresas; 2) financiar o consumo e o investimento; 3) prover serviços de pagamento e de recebimento.
Um dos principais motivos para o tamanho do lucros dos bancos é o chamado spread bancário. ... É a partir disso que as instituições financeiras faturam o lucro, depois de pagar os impostos e cobrir os custos administrativos e ligados ao risco de inadimplência. Essa margem de ganho pode ser explicada na prática.
Pix: o que os bancos vão ganhar com esse novo sistema de pagamentos? O novo sistema de pagamentos do Banco Central, Pix, que já começa funcionar amanhã, irá permitir que clientes pessoa física façam transferências de modo gratuito, 24 horas por dia e 7 dias por semana.
Quando você colocar o seu dinheiro em uma conta poupança, ela rende juros. É dinheiro que o banco lhe paga para que eles possam usar o seu dinheiro para financiar empréstimos para outras pessoas. Isso não significa que você não pode ter o seu dinheiro sempre que quiser, no entanto.
Como assim? O banco faz receita aplicando em títulos públicos ganhando próximo ou mais que o CDI, dependendo o perfil do título, adquirindo títulos privados de empresas maiores com rentabilidades acima do CDI, ou mesmo emprestando dinheiro a taxas elevadas para clientes menores.
Caixa Econômica Federal: R$ 2.
Maiores bancos por ativos totais