são elementos químicos que estão presente no corpo dos seres vivos ou que podem fazer parte dele.
Potássio e cloro Os elementos químicos que podem ser encontrados na maioria dos compostos orgânicos são denominados elementos organógenos ou bioelementos. ... São elementos organógenos o carbono, hidrogênio, oxigênio e o nitrogênio.
Resposta. Resposta: As biomoléculas são compostos químicos das células de todos os seres vivos. São em geral moléculas orgânicas, compostas principalmente de carbono, além de hidrogênio, oxigênio e nitrogênio.
As biomoléculas orgânicas são aquelas que apresentam uma estrutura cuja base é o carbono e são sintetizadas pelos seres vivos, como as proteínas, vitaminas, hidratos de carbono, ácidos nucleicos e lipídeos. As biomoléculas inorgânicas são aquelas presentes tanto em seres vivos quanto em elementos inertes, como a água.
As proteínas, as vitaminas, os hidratos de carbono, os lípidos e os ácidos nucleicos são biomoléculas orgânicas. As biomoléculas inorgânicas, por sua vez, estão presentes tanto nos organismos com vida como nos elementos inertes que são necessários para a subsistência/sobrevivência.
As principais biomoléculas são: Lipídios: compostos por subunidades de ácidos graxos e gliceróis. Os lipídios são uma importante reserva de energia. Podem ser encontrados em células animais e vegetais. Glicídios ou Carboidratos: compostos por subunidades de monossacarídeos.
As proteínas presentes na membrana plasmática podem ser classificadas em dois grupos: proteínas integrais e proteínas periféricas. As proteínas integrais são aquelas que penetram na bicamada fosfolipídica. Denomina-se proteínas transmembranas as proteínas integrais capazes de atravessar completamente a membrana.
Principais lipídeos de membrana Os lipídeos que constituem as membranas biológicas podem ser divididos basicamente em três grandes grupos (fosfolipídeos, glicolipídeos e lipídeos éter de Archaea) e os esteróis.
→ Proteínas de membrana