As briófitas são plantas avasculares (não possuem vasos condutores de seiva) que crescem em solos úmidos, pedras ou troncos de árvores, sendo os musgos seus principais representantes. O esporófito das briófitas é diploide (2n) e é menos desenvolvido e de curta duração. ...
Não possuem raízes, caules, folhas As briófitas são pequenas plantas avasculares, ou seja, que não possuem vasos condutores de seiva. Essas plantas são predominantes em locais úmidos e com pouca luz solar, ainda sim é possível encontrá-las em outras regiões.
Explicação: Por que elas necessitam de água para a reprodução: a água leva os gametas masculinos ao encontro dos gametas femininos. Por isso musgos só crescem em locais úmidos.
Os musgos são pequenos e vivem somente em lugares úmidos por que não apresentam vascularização (vasos lenhosos) que possibilite o transporte de água e nutrientes para grandes ramificações, por exemplo. Assim, as células desses musgos "repassam" nutrientes e água célula à célula por meio de difusão.
Ainda que sejam os primeiros indivíduos presentes no ambiente terrestre, as briófitas são altamente dependentes de água, tanto para o transporte de nutrientes quanto para reprodução. Por isso, são encontradas, geralmente, em ambientes úmidos, próximos a locais de água-doce e com sombras.
Verificado por especialistas Os vasos condutores são responsáveis por transportar água e sais minerais e produtos advindos da fotossíntese através do xilema e floema, respectivamente. O surgimento dos vasos condutores se deu a partir do ancestral em comum direto de pteridófitas, gimnospermas e angiospermas.
As briófitas não possuem flores , sementes ou frutos. Assim numa analogia com o mundo animal,as briófitas são consideradas "os anfíbios do reino vegetal", já que vivem em ambientes úmidos e sombreados e depende da água para fecundação. ...
As pteridófitas são um grupo de plantas vasculares e sem sementes que possuem como representantes principais as samambaias e avencas.
Os arquegônios são responsáveis por produzirem a oosfera, enquanto os anterídios produzem os anterozoides. Normalmente o arquegônio e o anterídio do gametófito das samambaia amadurecem em épocas distintas, e, portanto, geralmente a fecundação envolve gametas produzidos em gametófitos diferentes.