Philia (em grego: φιλíα; romaniz.: philia, filia) retirado do tratado de Ética a Nicômaco de Aristóteles, o termo é traduzido geralmente como "amizade", e às vezes também como "amor". Embora de fato o uso deste termo é muito mais amplo do que o primeiro.
Compreende-se que Aristóteles tenha concluído que a amizade que une os amigos virtuosos seja a mais perfeita e a mais duradoura. Na amizade útil, o amigo não é amado em si mesmo nem por si mesmo, mas por causa da utilidade que proporciona.
Algumas das mais tocantes reflexões dos filósofos referem-se à amizade. Sem ela não há sociedade que se sustente. Aristóteles, que disputa com Sócrates e Platão o título de maior entre todos os sábios, a definiu como “uma alma em dois corpos”. ... A amizade significa compartilhar, dividir, crescer não sozinho mas em grupo.
Existem tantos tipos de amizades quantas relações humanas possíveis e, geralmente, elas são incomparáveis.
A amizade por virtude: É a amizade em sentido pleno. Essa amizade, diferente da amizade pelo prazer e pela utilidade ela tende a ser duradoura, a se constituir na verdadeira amizade, pois é fundada no bem em si. No bem desinteressado de qualquer prazer ou utilidade pessoais.
Em geral, considera-se pelo menos três os tipos de amizade na obra aristotélica: a amizade por prazer, por interesse e a amizade verdadeira. ... Na amizade por prazer e por interesse busca-se a amizade não por aquilo que ela é em si mesma, ou seja, o amor do amigo, mas pela utilidade ou pelo prazer que ela proporciona.
Em suas reflexões sobre a amizade, Aristóteles não deixa de assinalar a importância que a mesma tem para a vida na pólis, para a vida em comunidade. ... Além disso a amizade se relaciona com assuntos de interesse comum na vida em sociedade e como uma virtude que possa conduzir à harmonia da pólis, sob os ditames da razão.
Para Aristóteles, a felicidade é o bem maior desejado pelo ser humano e, por isso, suas ações serão em direção a esse fim. ... A amizade desempenha também grande importância no caminho do ser humano em relação à felicidade: o ser humano vive em comunidade e, por isso, suas ações têm impacto não apenas sobre si.
Primeiro, porque é óbvia demais, segundo, porque, de acordo com esse entendimento, mesmo alguém não tendo tantos amigos como diz ou pensa, ainda assim teria alguns. ... Mas Aristóteles afirma que quem tem muitos não tem nenhum.
Frase de Louis Bourdaloue “O amigo de todos não é amigo de ninguém.” “Nada mais frágil que as amizades humanas; levam muitos anos a formarem-se e um momento só as desfaz.”
Uma verdadeira amizade tem muito valor, pois um amigo é capaz de largar a sua paz para enfrentar ao nosso lado cada dificuldade que nos surge pela frente. Na verdade, quem tem bons amigos nunca se sentirá sozinho e sempre receberá um amor incondicional que dificilmente encontrará em outro lugar.
Se a amizade é um valor para você, você se importa com o que acontece com os seus amigos, gosta de estar presente nos momentos importantes da vida deles e estar em contato. Hoje, com o avanço da tecnologia, é quase impossível não estar em contato com alguém quando se tem vontade.
Amigo de verdade é aquele que diz o que você precisa ouvir, não o que você quer ouvir. Ele arrisca a amizade pelo seu bem. #Amizade.