Aslam é uma palavra que provém do persa e significa leão. Lewis buscou inspiração para este nome durante uma visita ao Império Otomano, atual Turquia, quando observou a guarda do sultão que tinha este mesmo nome.
O LEÃO, A FEITICEIRA E O GUARDA ROUPA: Ele conta a história de 4 crianças, os irmãos Pevensie: Edmundo, Lucia, Pedro e Susana, que por um guarda roupas vão parar em um mundo mágico chamado Nárnia. Lá eles passam por maus bocados, um dos irmãos os trai, porém, no final de tudo, se redime.
Segundo Aslam, os homens que deram origem à Telmar eram piratas que tiveram o barco arrastado para uma ilha, por causa de uma tempestade. E nesta ilha encontraram uma caverna que abrigava uma fenda, um portal mágico para o mundo de Nárnia.
Nárnia é um mundo mágico, acolhedor, um reino onde Aslan é soberano junto com os filhos de Eva e Adão. É um lugar onde as árvores dançam, os animais falam, predominados pelos Narnianos. Nárnia passou por um inverno rigoroso, mas também por uma esposa sombria, as histórias dos guerreiros são histórias infinitas!
Primeiramente, compre um guarda-roupa (de preferencia com algumas teias de aranha). Segundamente, consiga uma garota para reproduzir em Nárnia. Terceiramente, Consiga um leão (de preferência falante). Quartamente, Entre no guarda-roupa com a garota e com o leão.
CRÔNICAS DE NÁRNIA pode ser considerada um cronica porque é uma narrativa histórica ,conta os fatos em ordem cronológica , de sete livros , contém aventuras ,ao escrever histórias, aproxima das fábulas ,dos contos de fada e contam histórias de animais e de seres míticos que possuem atitudes de adultos e crianças”.
(PC) Caspian X: Rei legítimo de Nárnia; tirou o seu tio Miraz, usurpador do trono.
Em Nárnia, os reis e rainhas legítimos são Filhos de Adão e Filhas de Eva, certas vezes coroados por Aslan, que dá o título a alguém que não o deseja, evitando a tirania. E, segundo o Grande Leão, "Quem é coroado rei ou rainha em Nárnia será para sempre rei ou rainha."