Potencial eletroquímico, potencial de redução, potencial redox, potencial de oxidação/redução, potencial de eletrodo ou ORP (Oxidation Reduction Potential) é a espontaneidade, ou a tendência de uma espécie química adquirir elétrons e, desse modo, ser reduzida.
O potencial de elétrodo, também designado por potencial de redução, consiste num estado de equilíbrio elétrico de uma substância iónica no seio de uma solução, isto é, é a diferença de potencial entre o elétrodo e a solução numa meia pilha.
Em eletroquímica, o potencial padrão de eletrodo, denotado como Eo, E0 ou EO é a medida do potencial individual de um eletrodo reversível (em equilíbrio) no estado padrão, no qual as espécies eletroativas estão a uma concentração de 1 mol/kg, e gases a uma pressão de 1 bar.
As titulações redox, ou por oxiredução (volumetria de oxiredução), baseiam-se em reações de oxidação-redução (transferência de elétrons). Nestas reações existem os agentes oxidantes (com grande afinidade por e-) e os agentes redutores (com grande tendência a doar e-).
São reações químicas nas quais ocorre transferencia de elétrons entre moléculas. Nessa reações, a molécula que doa eletróns, oxida, e é chamada de agente redutor. Já a molécula que recebe os elétrons, reduz, e é chamada de agente oxidante.
A molécula de NAD apresenta a função de levar os elétrons advindos das reações de glicólise e Ciclo de Krebs, com o objetivo de transportá-los para a cadeia respiratória.
As reações que envolvem transferência de elétrons são chamadas de reações de oxirredução, pois nelas ocorrem simultaneamente a redução e a oxidação. ... Já a espécie química que recebe esses elétrons passa por uma redução e o seu Nox fica menor.
As formas pelas quais podemos ter essa transferência resumem-se basicamente em três: o atrito, o contato e a indução. Quando colocamos dois corpos condutores em contato, um eletrizado e o outro neutro, pode ocorrer a passagem de elétrons de um para o outro, fazendo com que o corpo neutro se eletrize.
Oxidorredução ou oxirredução refere-se ao processo em que há transferência de elétrons entre espécies químicas (átomos e/ou íons) de substâncias que reagem entre si.
A oxidação ocorre quando a espécie química perde elétrons para outra, ficando com a carga mais positiva, isto é, o seu Nox (Número de oxidação) aumenta. ... A redução, por outro lado, é o ganho de elétrons de uma espécie química, com a consequente diminuição do Nox.
As reações de oxirredução ocorrem quando uma espécie química perde elétrons, oxidando-se; enquanto a outra espécie ganha elétrons, reduzindo-se. As reações de oxirredução são aquelas em que há transferência de elétrons entre as espécies químicas envolvidas.
Podemos dizer então que em uma reação a substância que perde elétrons e sofre oxidação é designada agente redutor enquanto a substância que ganha elétrons e sofre redução é designada agente oxidante.
Assim, o oxigênio é um agente oxidante. Inclusive a origem do termo “oxidação” está relacionada à reação com o oxigênio.
Diz-se que o átomo que ganha esses elétrons é reduzido. O átomo reduzido é chamado agente oxidante; são necessários elétrons do átomo oxidado, que é outro nome para o agente redutor. Se um elétron deixa um átomo, ele deve ir para outro lugar, de modo que os processos de oxidação e redução andam de mãos dadas.
Isto ocorre porque o flúor e o cloro são agentes oxidantes tão fortes que reagirão com quase todos os materiais com os quais entrarem em contato e a reação produz um composto que é mais estável que os gases propriamente ditos.