Aprendemos com o cego Bartimeu que diante daqueles que estão contra nosso clamor de fé, devemos perseverar e clamar cada vez mais. Sempre vai existir pessoas que não compreendem a nossa fé, mas nem por isso devemos nos intimidar diante desses “pedidos para nos calarmos”.
Bartimeu não era cego de nascença, se observarmos no livro do Evangelista Lucas capítulo 18 no versículo 43 diz “... ... E, saindo ele de Jericó com seus discípulos e uma grande multidão, Bartimeu, o cego, filho de Timeu, estava assentado junto do caminho, mendigando.”
Timeu, pai do cego Bartimeu que foi curado por Jesus foi um General que servia a Israel na unidade militar de Betel e que se aposentando do serviço militar tornou-se um cidadão bem sucedido na região, um forte comerciante.
A história de Bartimeu relata que ele era um homem mendigo que pairava sobre Jerico, pedindo moedas e sofria com uma grande marca, ele era cego. Muitos interpretavam que ele era cego por resultado de pecados etc. Bartimeu tinha como pai, timeu.
O nome “Bartimeu” Bartimeu é na verdade uma junção de uma palavra grega e um nome. A palavra grega “Ben” (traduzida como “Bar”), significa “filho” ou “filho de”, indicando a paternidade de Timeu. É um estranho nome híbrido semita-grego com uma tradução explícita "filho de Timeu".
Após dar sete voltas ao redor da invencível fortaleza, o líder Josué ordenou que os sacerdotes tocassem as trombetas e que o povo bradasse em alta voz, o que resultou na queda das muralhas. O momento mais esperado pelos espectadores de A Terra Prometida finalmente chegou e as muralhas de Jericó vieram ao chão.
Após a conquista de Jericó, Josué os esconjurou dizendo “Maldito diante do Senhor seja o homem que se levantar e reedificar esta cidade de Jericó, sobre seu primogênito a fundará, e sobre o seu filho mais novo lhe porá as portas” (Js 6,26:27).
Josué mata Marek com espada e Kalesi é mordida por uma de suas cobras.
A prepotência e a pose dominante do rei Marek (Igor Rickli) também ruíram, e o “senhor de Jericó” morreu depois de ver seu reino sucumbir diante da chegada arrebatadora de Josué (Sidney Sampaio) e os hebreus.
O sexto livro da Bíblia relata ao longo de 24 capítulos, a história de como os israelitas conquistaram a terra de Canaã e passaram a morar nela. E Josué foi responsável por comandar a conquista da terra, tendo sucedido Moisés como líder do povo de Deus. Ao nascer, Josué recebeu o nome de Oseias (hebr.
O discurso de Deus já adianta os principais temas do livro: a travessia do Jordão e a conquista da terra, sua distribuição e a necessidade imperativa de obediência à lei; a obediência imediata do próprio Josué aparece em seus discursos aos comandantes israelitas e às tribos transjordanianas; a afirmação da liderança de ...
Observe que, nesse versículo, o Senhor disse a Josué para ser forte e corajoso e não corajoso e forte. O Senhor destacou a importância da força. Uma pessoa precisa ter força para ser corajosa, e a força, nesse caso, não tem nada a ver com músculos, intelecto da mente, entre outros fatores.
Josué liderou o povo hebreu na luta contra os Amalequitas. ... Josué foi então designado por Moisés para ser o comandante na luta contra os Amalequitas, e Moisés treinou os Hebreus.
Veremos que ele confiava em Deus. Isso o fez destacado, em meio a uma geração desobediente; e, por conta disso, Deus o escolheu para pastorear o povo de Israel, conduzindo-o à conquista da terra prometida. Se desejamos agradar a Deus e ter uma vida cristã vitoriosa, devemos seguir o exemplo de Josué.
Josué