Mídia-educação é definida como uma formação para a compreensão crítica das mídias, mas também se reconhece o papel potencial das mídias na promoção da expressão criativa e da participação dos cidadãos, pondo em evidência as potencialidades democráticas dos dispositivos técnicos de mídia.
O papel dos administradores nesse processo educativo é fundamental, pois como principal mediador poderá possibilitar o acesso de professores e alunos na utilização das mídias e tecnologias dentro da escola: garantir a freqüência aos cursos de atualização, através da formação continuada de professores; ou mesmo trazer ...
Como usar tecnologia na educação: aplicação de 3 mídias em sala de aula
Uma das maneiras de introduzir o uso das mídias e das tecnologias digitais na prática pedagógica é através de projetos interdisciplinares, onde os alunos possam participar ativamente da construção do conhecimento, utilizando novas formas de aprendizagem e mudando completamente a postura do professor frente aos alunos.
As tecnologias promovem um diálogo permanente entre a criança e o mundo. As linguagens midiáticas no universo infantil são recursos que possibilitam a todos os envolvidos na ação pedagógica a explora- ção de outros modos de ler por meio de imagens, ícones, textos e hipertextos, vídeos e animações.
O que faz parte da Educação Midiática. A Educação Midiática é o conjunto de habilidades para acessar, analisar, criar e participar de maneira crítica do ambiente informacional e midiático em todos os seus formatos, dos impressos aos digitais.
Assinale a alternativa que reúne as questões que melhor definem Linguagem Midiática e Transmídia: I – Linguagem midiática diz respeito ao que circula nos meios informacionais. Tudo o que tem a ver com tecnologia da informação.
A utilização das linguagens midiáticas tem como objetivo aproximar e entrelaçar o relacionamento entre alunos e professores no ambiente escolar.
Em uma sociedade midiática, a mídia é considerada um campo social autônomo, que age por conta própria no ato da tematização e publicização, possuindo o controle enunciativo.
O termo, também conhecido como letramento midiático, se refere à compreensão, de forma crítica e fundamentada, dos meios de comunicação e de suas técnicas. ... Entender como funcionam os meios de comunicação e poder analisá-los de forma crítica e estruturada é uma das tarefas essenciais aos profissionais da informação.
A educação midiática é o conjunto de habilidades para Acessar, Analisar, Criar e Participar de maneira crítica do ambiente informacional e midiático em todos os seus formatos, dos impressos aos digitais, como requisito fundamental para a formação do cidadão e para o fortalecimento da democracia.
Na sociedade da informação, a educação midiática é o caminho seguro para apoiar o diálogo e a compreensão entre as pessoas. É um pré-requisito decisivo para o acesso igualitário à informação livre, independente e plural. Ou seja, a educação midiática é a educação para os tempos digitais.
Quais são as dicas para pôr a interdisciplinaridade em prática?
As áreas do conhecimento previstas pela BNCC são: 1) Linguagens, 2) Matemática, 3) Ciências da Natureza e 4) Ciências Humanas, sendo que cada uma delas têm competências específicas de área – reflexo das dez competências gerais da BNCC – que devem ser promovidas ao longo de todo o Ensino Fundamental.
Na educação infantil, precisam ser trabalhados conhecimentos sobre temas científicos – como fenômenos da natureza, processos químicos e seres vivos, história, geografia, datas comemorativas, entre outros assuntos – aliando-os à investigação de seus valores, crenças e ao modo de vida de cada um.
Corpo, gestos e movimentos. Traços, sons, cores e formas. Escuta, fala, pensamento e imaginação. Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
Um componente curricular é a disciplina acadêmica que compõe a grade curricular de um determinado curso de um determinado nível de ensino. ... É obrigatória sua inclusão e ministração com a carga horária mínima determinada na grade, a fim de que o curso tenha eficiência e validade.