A intolerância, seja de qualquer espécie - raça, religião, opção sexual, política ou cor - fere a Declaração Universal dos Direitos Humanos. ... Esta intolerância prejudica a todos, pois provoca atraso no desenvolvimento do país na medida em que esses indivíduos são humilhados e excluídos com frequência.
Vivenciamos constantes ataques contra templos, profanação de imagens religiosas, ofensas contra pessoas e discriminação no tratamento em locais públicos e estabelecimentos privados. Em geral, as vítimas da intolerância religiosa no Brasil são adeptas de religiões de matriz africana, como o candomblé e a umbanda.
Segundo o professor Antonio Ozaí da Silva, a raíz da intolerância está na transição das religiões politeístas para as religiões monoteístas. Isso porque, ao reconhecer a existência de um Deus único, as religiões deixam de aceitar a existência de outros deuses – não se pode haver concorrência.
Estabelece o art. 5º, inciso VI, da Constituição Federal, que “é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias.”
21 de janeiro
Em 21 de janeiro, é comemorado o Dia Mundial da Religião, data criada em dezembro de 1949 em uma Assembleia Espiritual Nacional dos Baha'is com o objetivo de promover o respeito, a tolerância e o diálogo entre todas as diversas religiões existentes no mundo.
A intolerância religiosa é um conjunto de ideologias e atitudes ofensivas a crenças e práticas religiosas ou mesmo a quem não segue uma religião. É um crime de ódio que fere a liberdade e a dignidade humana.
Tolerância religiosa: atitude respeitosa e convivial diante das confissões de fé diferentes da sua.
De acordo com o dicionário Aurélio, uma das definições de tolerância é: “Tendência a admitir modos de pensar, de agir e de sentir que diferem do de um indivíduo ou de grupos determinados (…)”. Admitir é aceitar. Aceitar pensamentos e escolhas das pessoas, mesmo quando os desaprovamos. Tolerância não é fraqueza.
Informação e diálogo são ferramentas eficazes para combater a intolerância religiosa nas escolas. Ao entender que as religiões são manifestações culturais legítimas, os estudantes podem aprender a conviver com as diferenças, valorizar a diversidade e construir a própria identidade.
A religião refere-se ao sagrado, ao inacessível. A pessoa religiosa se expressa com ritos e cultos. Faz suas ofertas e apresenta seus pedidos. Em muitas situações, envolve um grande fascínio.
Espiritualidade, fé e religião são palavras que às vezes confundimos. É habitual ouvir-se alguém afirmar que tem a fé cristã, ou muçulmana. Seria mais correto dizer: tenho fé em Deus (Iahweh, o Pai, Allah) e professo a religião cristã, judaica ou muçulmana. A fé é uma relação profunda com o transcendente.
Simbolismo religioso é o uso de símbolos, incluindo arquétipos, atos, trabalhos artísticos, eventos, ou fenómenos naturais, por uma religião. As religiões englobam textos religiosos, rituais, e obras de arte como símbolos de ideias convincentes ou ideais.
Em geral, o fanatismo religioso também se caracteriza pela intolerância em relação às demais crenças religiosas. Um fanático religioso é, muitas vezes, um indivíduo disposto a se utilizar de qualquer meio para afirmar a primazia da sua fé sobre as demais. O termo 'fanatismo' tem uma origem religiosa (do latim.
A mesma pesquisa concluiu que as pessoas mais felizes tendem a ser religiosas, casadas, com grande auto-estima e moral de trabalho, e aspirações modestas. Isso indica que o seu gênero e nível de inteligência não necessariamente vem ao caso.
Irreligião (também referida como incredulidade, ausência de religião ou pessoas sem religião) é a ausência, indiferença ou não prática de uma religião.
Urna fé universal que dá sentido -a fé antropológica equivale a sentido- a vida das pessoas. Esta fé é urna estrutura de valores significativos que orientam e dão consistência a existência humana. Por isso, tanto religiosos como ateus possuem fé, isto é, fé antropológica, não religiosa.
A palavra alteridade advém do vocábulo latino alteritas, que significa ser o outro, portanto, designa o exercício de colocar-se no lugar do outro, de perceber o outro como uma pessoa singular e subjetiva. A alteridade é o reconhecimento e o respeito das diferenças entre as pessoas.
Ora, a Antropologia Teológica – em estreita sintonia com a Filosofia e as ciências modernas – tem o papel de pensar a natureza e a ação do humano no mundo histórico e cultural e, com isso, a sobrevivência do cosmos, assim como a sua abertura para a transcendência.
A Antropologia da Religião envolve o estudo das instituições religiosas em relação a outras instituições sociais, e da comparação de crenças e práticas religiosas em diferentes culturas.
Antropologia é o estudo do homem como ser biológico, social e cultural.
No contexto da teologia cristã, a antropologia teológica ou antropologia cristã é o estudo do humano ("antropologia") em sua relação a Deus. ... Preocupa-se com a relação entre noções como corpo, alma e espírito que, juntos, formam uma pessoa, com base em suas descrições na Bíblia.
Se o Olhar etnográfico, tanto quanto o Ouvir, cumpre sua função básica na pesquisa empírica, é o Escrever, particularmente no gabinete , que surge com o momento mis fecundo ela interpretação; e é por meio dele - quando se textualíza a realidade sociocultural - que o pensamento se revela em sua plena criatividade.
O antropólogo é o profissional que estuda as culturas humanas, suas características e as alterações sofridas pela sociedade ao longo dos anos. ... Na Antropologia Cultural, esse profissional estuda as manifestações culturais, crenças e costumes de um determinado grupo social.
A antropologia é a ciência que se propõe a conhecer as diferenças. Por meio dos estudos antropológicos, é possível compreender e respeitar a diversidade cultural das várias civilizações do passado e do presente.
A Antropologia tem em seu campo de estudo a observação e compreensão dos seres humanos e sociedadescomo um todo, porém tomando como um dos seus elementos principais a cultura e a análise e desenvolvimento do conceito de alteridade.
É a parte das ciências humanas que estuda o comportamento humano em função do meio e os processos que interligam os indivíduos em associações, grupos e instituições. Compreender as diferentes sociedades e culturas é um dos objetivos da sociologia. ...