O tratamento consiste em manobras posturais, onde o profissional executa uma série de movimentações e posições de cabeça e do corpo, para estabilização dos cristais.
Episódios de tontura e falsa sensação de que você ou o ambiente ao redor está em movimento. Essas são as principais características da vertigem posicional paroxística benigna (VPPB), um problema desencadeado por certas mudanças na posição da cabeça, como o tombamento para cima ou para baixo.
A VPPB é causada por partículas de carbonato de cálcio (otólitos) que se soltam do utrículo, presentes no ouvido interno, e caem no canal semicircular do labirinto.
2-Canal Horizontal semicircular: VPPB envolvendo o canal horizontal é geralmente diagnosticada por meio de um segundo teste, com o rolamento da cabeça em aproximadamente 90 graus para a esquerda e para a direita com o paciente deitado em decúbito dorsal.
A VPPB tem cura, desde que convenientemente tratada. O procedimento pode ser realizado no próprio consultório médico, durante a consulta. Ele se restringe à aplicação da “manobra de reposicionamento canalicular”, preconizada por dr. John Epley, otorrinolaringologista americano de Portland.
Esse teste de labirintite é simples e consiste em marcar um local do chão com um “X”, que pode ser feito com fita crepe ou caneta. Depois, a pessoa deve pisar em cima da marca, fechar os olhos e marchar dezenas de vezes, tentando se manter na mesma direção e posição.
A labirintite é a causa mais comum de vertigem, é o tipo de tontura que dá a sensação que tudo está girando ao redor, que pode vir acompanhada de enjoo e zumbido, e normalmente acontece por alterações no ouvido.
Sentir-se tonto ou ter uma sensação de desmaio iminente ao se levantar bruscamente após um período deitado ou sentado são sintomas de uma condição chamada na medicina de hipotensão ortostática.
Tontura pode ser sintoma de várias doenças. Sentir mal-estar e tontura é um sinal do corpo de quem tem algo errado com a sua saúde. Doenças como labirintite, enxaqueca, anemia, hipoglicemia ou problemas na pressão arterial podem causar esses sintomas.
Ao ter a sensação de tontura, vertigem ou perda de equilíbrio, você pode experimentar algumas das medidas a seguir para se sentir melhor:
Um bom remédio caseiro, que pode ser usado para combater a tontura causada pela labirintite, é o chá de Ginkgo biloba, porque esta planta melhora a circulação sanguínea, inclusive dentro do ouvido, ajudando também a combater o zumbido.
Alimentos que melhoram a labirintite
Aprenda a controlar a doença
Na maioria das vezes, a labirintite se manifesta em pessoas com idade entre 40 e 50 anos. Uma crise de labirintite pode passar em alguns minutos, mas dependendo da intensidade da crise, os sintomas chegam a durar horas e até mesmo dias.
A labirintite é uma inflamação no ouvido interno, conhecido como labirinto, que pode comprometer tanto o equilíbrio como a audição. Normalmente se manifesta em pessoas de 40 a 50 anos e, se não for tratada corretamente, o problema poderá ficar mais grave.
Labirintite (inflamação do labirinto da sua orelha interna) ocorre quando o nervo que segue dentro da sua orelha interna é infectado por um vírus ou uma bactéria. Seu médico pode determinar qual a causa da sua infecção e lhe prescrever o medicamento correto se for visto precocemente.
Eis algumas sugestões: