Saiba como recuperar uma planta seca
É o caso de buxinho, nandina, viburno, podocarpo, sansão-do-campo e muitas outras espécies. Corte um galho que pareça bem formado e saudável, retire metade das folhas, deixando a parte inferior sem folha nenhuma e coloque num vidro com um dedo de água, só pra cobrir a pontinha do galho mesmo.
Em dias de muito frio (abaixo de 15ºC) regue a cada dois dias. Vasos maiores do que 30 cm, normalmente a frequência de rega é menor. As árvores no geral não gostam de muita umidade na terra. Por isso geralmente devemos regar os bonsai somente quando a terra do vaso estiver quase seca.
Como Cuidar Não é necessário muito cuidado com o frio nem quantidades muito grandes de água para essa planta se desenvolver bem, porém isso não é motivo para deixá-la esturricada, umedeça o solo sempre que estiver seco, mas sem exageros, geralmente regas em dias intercalados são suficiente.
A planta precisa ficar fora de casa, pois deve pegar bastante sol e calor. Ela deve ser regada todo dia. Se estiver muito quente, regue-a duas vezes. É necessário adubar a podocarpo utilizando o NPK a cada três meses.
Para cultivar uma cerca viva de médio porte, as mudas de podocarpo devem ficar com uma distância de pelo menos 0,5 metro linear, para uma cerca mais densa, ou até 1 metro de distância entre cada muda. Nesse caso, a cerca será um pouco mais aberta, mas ainda assim ficará bastante funcional e com um excelente visual.
Para fazer muda de ravenala a partir dos brotos existentes, separe apenas aqueles que saem da planta maior. É o mesmo procedimento para retirar mudas de bananeira. Abra uma valeta ao lado do broto até o ponto que identifique a ligação dele com o caule principal.
Usar espaçamento de 0,50 a 1,0 metro em linha para permitir a formação da touceira. Abrir covas maiores que o torrão da muda, retirá-la do saco plástico procurando não danificar as raízes. Colocar na cova, chegar terra à muda e apertar de leve para fixar a planta. Após o plantio de todas as plantas no canteiro, regar.
Por ser uma planta muito resiliente, a terra para a moreia não precisa de muitos cuidados especiais, sendo necessário apenas uma terra de qualidade, rica em matéria orgânica e com boa drenagem. Segundo Roberto Riscala, para a adubação, pode ser usado o adubo químico comum.
Cuidados Com a Planta Fórmio Ele pode ser cultivado em vasos ou junto a muros ou lagos. Isso quer dizer que essa espécie se adapta a uma variedade de climas e deve ser plantado a pleno sol ou meia sombra. Caso o terreno esteja encharcado, você deve regar de manhã ou no final da tarde.
Se você quiser que a dracaena fique pequena e arredondada, use a tesoura de poda para cortar só a parte de cima o tronco. Faça o corte com base na altura que você quer que ela tenha, mas mantenha entre ¼ a ¾ do comprimento total. Isso encoraja o crescimento de novos galhos no topo novo do tronco.
➜ Para manutenção fazer adubação anual com adubo NPK ao redor do caule, nunca junto a ele. Como regar essa planta: Aprecia solo úmido, regar 2 vezes por semanas, em maior quantidade nos dias mais quentes e menos nos dias mais frios.
Cuidados com a Dracena arbórea – Dracaena arborea Prefere o solo fértil, rico em matéria orgânica, leve, fofo e bem drenado. Uma boa circulação de ar para as raízes é muito importante. As regas devem ser moderadas e profundas. Deixe o solo secar antes de regar novamente.
A dracena é bastante simples de ser cultivada, podendo até mesmo suportar uma certa negligência....Existem três principais variedades de dracena:
Não é por acaso que o nome “Dracaena” que vem do grego “drakaina =dragão” (referindo-se à Dracaena draco, uma árvore subtropical sempre verde), que a população das Ilhas Canárias lhe atribui propriedades mágicas.