→ O que é: a pediculose pubiana, conhecida popularmente como chato, é uma doença contagiosa causada pelo inseto parasita Phthirus pubis, chamado também de piolho-da-púbis. A pediculose pubiana é uma infecção semelhante à que ocorre no couro cabeludo quando infestado por piolhos.
O piolho-da-púbis, de forma similar ao piolho do cabelo, se aloja na base dos pelos, onde deposita seus ovos. O chato é uma doença sexualmente transmissível (DST), mas também pode ser transmitida pelo uso compartilhado de toalhas e roupas de cama de pessoas que já estejam infestadas pelo parasita.
As formas de tratamento para o chato incluem:
O piolho vive em média 30 dias e coloca cerca de dez ovos por dia. O que significa que um inseto é capaz de reproduzir de 150 a 300 lêndeas, que levam cerca de uma semana para sair do ovo.
Os piolhos passam por três estágios de desenvolvimento. A fêmea do piolho coloca seus ovos, conhecidos como lêndeas, envoltos numa espécie de cola que os adere aos fios de cabelo. De sete a dez dias depois, estes ovos liberam as ninfas – nome do estágio do piolho logo que sai do ovo.
Como detectar a presença do piolho O tamanho dos pequenos insetos pode variar entre uma cabeça de alfinete até o tamanho de uma semente de gergelim. A única maneira de ter certeza de que a criança está com pediculose é encontrar um piolho vivo penteando seus cabelos com um pente especial com dentes finos.