ADSL significa Assymetrical Digital Subscriber Line, ou Linha Digital Assimétrica para Assinante, na nossa língua. Essa tecnologia surgiu em 1989, como uma opção de ajudar a melhorar a conexão de internet. Como? Usando uma linha telefônica para a transmissão digital de dados em alta velocidade.
A sigla ADSL significa Asymmetric Digital Subscriber Line ou, traduzindo, Linha Digital Assimétrica para Assinante. Por essa conexão ser assimétrica, a velocidade da conexão é maior em um sentido, ou seja, é mais rápido para fazer um download do que um upload.
Porque a tecnologia ADSL divide a linha telefônica em três canais digitais, sendo um para voz, outro para download e o último para upload. É como se você tivesse que passar três coisas diferentes por um cano sem misturá-las (por exemplo: água, farinha e milho), e pusesse uma divisória em forma de “Y” dentro do cano.
ADSL (Asymmetric Digital Subscriber Line) é uma tecnologia de comunicação. O Asymmetric indica que a velocidade de download é maior que a velocidade de upload. ... Já a fibra óptica tem uma banda simétrica, ou seja, tem a mesma velocidade de upload e download.
Cabos de fibra óptica são uma alternativa muito mais segura que os de cobre. Por usarem luz e não eletricidade, há menos risco de incêndio e interferências. Além disso, por não serem afetados por fatores ambientais, são mais eficientes permitindo que os sinais viajem mais tempo com menor degradação dos fios.
A DSL pode ser dividida em ADSL (Asymmetric ou Assimétrica), que possui grande diferença entre as taxas de envio e recebimento das informações (upload e download), e VDSL (Very-high-bit-rate ou Alta taxa de bits), que permite uma taxa mais alta de transmissão e troca de dados.
A internet é o sistema fisicamente seguro em cabo e fibra, que fornece todos esses serviços – até a internet via satélite depende de fibra para transmitir sinais da internet de e para as estações terrestres. Já o Wi-Fi, por outro lado, é a tecnologia sem fio que a maioria de nós agora usa para acessar a internet.
Os novos produtos são chamados Wi-Fi Plus, o Wi-Fi Plus 360º e o Ponto Ultra. O Plus é um roteador que trabalha em duas faixas de frequência, 2,4 GHz e 5 GHz. ... Com a instalação de equipamentos em todos os ambientes em que se quer ter sinal, a solução cria uma rede Mesh para eliminar pontos de sombra do WiFi.
O roteador é o aparelho responsável por distribuir a internet para um ou mais dispositivos, seja via cabo de rede, ou pela rede Wi-Fi. Eles também permitem conectar dispositivos de uma rede interna entre si, permitindo que troquem dados internamente, até mesmo sem uma conexão à internet pública.
O roteador é um aparelho usado em redes de computadores para o encaminhamento das informações acondicionadas em pacotes de dados, proporcionando conectividade entre os dispositivos como computadores, smartphones e tablets, em redes LAN com a internet.
O modem é o aparelho que conecta a rede de internet da sua operadora ao computador. O cabo que vem da rua é ligado a ele e um outro cabo interliga o modem ao PC. Já o roteador faz a ponte entre o seu modem e os outros aparelhos por meio de wi-fi, ou seja, internet sem fio.
Um access point sem fio (WAP) é um dispositivo de rede que permite aos dispositivos sem fio se conectarem a uma rede cabeada. É mais simples e fácil instalar WAPs para conectar todos os computadores ou dispositivos na rede do que usar fios e cabos.
Enquanto um Access point pode atender a partir de 100 usuários simultâneos, o repetidor suporta com dificuldade no máximo 20. Outro ponto interessante é que o Access Point começa com uma área de cobertura de 300m², para equipamentos indoor, já o repetidor suporta muito menos que isto.
Um Access Point, ou simplesmente AP, permite acesso a uma rede fisica através de suas antenas, ou simplesmente multiplica um sinal wifi. Por isso ele tem apenas uma porta lan. ... Um roteador é usado para conectar redes diferentes entre si.
Se for um roteador WIFI ainda compartilha o acesso via wireless, porém com uma limitação de acessos simultâneos. O access point recebe o sinal de rede do roteador via cabo UTP e converte esse sinal em wireless, porém, sua capacidade de expansão do sinal sem fio é muito maior do que um roteador wifi ou um repetidor.
Quais são os melhores access point?
Tecnicamente, o repetidor apenas repete o sinal sem nenhuma modificação nele, mas, ao aplicá-lo, pode aumentar esse sinal também, e é basicamente isso que faz o repetidor Wi-Fi funcionar como um amplificador. ... Ele funciona recebendo seu sinal Wi-Fi existente, amplificando-o e enviando um amplificador. ”
Além disso, ao contrário do repetidor, que é um aparelho sem fio e independente, extensores funcionam aos pares, ou seja, se você quiser levar rede sem fio para um cômodo distante, terá que configurar um extensor nessa área e outro extensor na outra.
No caso dos roteadores Wi-Fi, o sinal da Internet é transmitido através da antena. ... Nesse caso, a solução ideal é o repetidor, que poderá se instalado exatamente onde o sinal primário começar a falhar. O dispositivo é a melhor solução quando aparelhos ligados na rede sem fio e o roteador apresenta sinal baixo.
O repetidor tem como função captar o sinal de Wi-Fi que vem de seu roteador. Em seguida, ele realiza a retransmissão do mesmo sinal para as áreas que não eram alcançadas.
Melhores roteadores wireless 2021
Como usar um roteador como um repetidor
Se optar por adicionar um terceiro roteador (Roteador 3), conecte a ponta de um cabo ethernet na sua porta "WAN" e a outra na porta "LAN" do Roteador 1 ou 2. Em seguida, habilite o servidor DHCP do Roteador 2 e atribua uma subrede diferente ao resto da sua rede.
Configuração no Repetidor (TP-Link 11n AP):
Registrado
Ligue os dois roteadores um ao outro. Conecte uma das pontas do cabo Ethernet a qualquer porta LAN do roteador principal e ligue a outra ponta do cabo na porta LAN na parte traseira do segundo roteador. Se estiver criando uma rede LAN-to-WAN, conecte a outra ponta do cabo à porta WAN ou Internet do roteador secundário.
Uma outra maneira é passar um cabo de rede entre as duas casas. Este cabo não pode ter mais que 100 metros. Caso fique exposto ao tempo tem que ser um cabo para instalação externa. O switch é um dispositivo que perrmite 'multiplicar' o número de tomadas ethernet.
Sobre sua pergunta, a resposta é: não. Um modem, uma linha telefônica. O máximo que dá pra fazer é ter ao mesmo tempo um modem ADSL e outro discado, pois usam tecnologias diferentes.