O bálsamo também pode ser ingerido cru, como salada ou como chá. Para aproveitar melhor seus benefícios, é recomendado ingerir o bálsamo na forma crua e pela manhã, como primeiro alimento. Para fazer o chá de bálsamo, faça a infusão de seis folhas em água fervente (com o fogo já desligado) durante 15 minutos.
Esta planta milenar é repleta de propriedades cicatrizantes, digestivas, hidratantes, emolientes (responsável por manter úmida a camada mais externa da pele) e anti-inflamatórias (indicada para dor de dente ou ouvido, torções e amigdalite).
O bálsamo é muito indicado para lesões na pele e em órgãos internos. Seus benefícios são observados após resultados de um uso regular da planta no tratamento de feridas em geral, machucados com gangrena, úlcera, queimaduras e frieiras. Também é tido como poder curativo de diabetes, epilepsia e bronquite.
O bálsamo é uma planta suculenta, largamente conhecida por suas qualidades ornamentais e medicinais. Seu caule é ramificado, de textura herbácea e porte subarbustivo, geralmente entre 30 a 90 centímetros de altura.
Cuidados: Deve ser cultivado sob sol pleno ou meia-sombra, em solo fértil, arenoso, bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado semanalmente na primavera e verão, e mensalmente no inverno.
O Bálsamo de Gileade era um perfume raro usado medicinalmente, mencionado na Bíblia e nomeado devido à região de Gileade, onde foi produzido. A expressão deriva da linguagem de William Tyndale na Bíblia do Rei Jaime de 1611 e passou a significar uma cura universal no discurso figurativo.
Significado de Bálsamo Perfume ou aroma agradável; eflúvio, aroma, perfume. [Figurado] Sensação de alívio; conforto, lenitivo.