O Programa FormaSUS limita-se ao fornecimento de bolsas de estudos que incluem apenas as matrículas e mensalidades referentes a períodos e disciplinas cursadas, de acordo com a Lei Estadual Dessa forma, o aluno deve arcar com todas as suas próprias despesas durante a realização do curso.
Veja o passo a passo da inscrição do Fies 2021 Faça o seu login no cadastro único do governo, o Gov.Br. Após isso você será reencaminhado para o sistema de seleção do Fies. Para realizar a inscrição, é necessário informar o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e informar os dados solicitados.
Primeiramente, o estudante precisa efetuar o seu cadastro no Sistema de Seleção do FIES (FIES Seleção). No primeiro acesso, ele deverá informar CPF, data de nascimento, e-mail e cadastrar uma senha. Após informar os dados, um e-mail é enviado ao candidato para que o cadastro seja validado e a inscrição seja realizada.
Veja abaixo as datas do Fies 2021 atualizadas: Divulgação do resultado da pré-seleção: 3 de fevereiro de 2021; Complementação de inscrição: 4 a 8 de fevereiro de 2021; Convocação por meio da Lista de Espera: 4 de fevereiro a 18 de março de 2021.
O candidato que for pré-selecionado no Fies em chamada única deve acessar a página do Fies Seleção (http://fies.mec.gov.br) para e complementar suas informações. É preciso ficar de olho pois o prazo para a validação da inscrição é de cinco dias corridos a contar da data de divulgação da sua pré-seleção.
A pré-seleção é a primeira etapa do processo para conseguir o financiamento. Ser aprovado significa que sua nota no Enem foi maior do que a da sua concorrência no Fies Seleção. Enquanto isso, para ser classificado, você precisa apresentar os requisitos mínimos que o Fies espera de seus candidatos.
A pré-seleção do Fies é uma fase intermediária da seleção do programa. Veja a sequência das etapas de inscrição para compreender melhor: O aluno se inscreve para tentar ser beneficiado pelo Fies.
Inscrição FIES 2020: onde e como se inscrever
APÓS A ANÁLISE E VALIDAÇÃO DA INSCRIÇÃO PELA FACULDADE, O ALUNO DEVERÁ COMPARECER À AGÊNCIA BANCÁRIA ESCOLHIDA, PARA A FINALIZAÇÃO DA CONTRATAÇÃO DO FINANCIAMENTO. Consulte no site do FIES http://sisfiesportal.mec.gov.br as documentações necessárias para a contratação do FIES na agência bancária.
Para tanto o usuário deverá acessar o http://sifesweb.caixa.gov.br/ com login e senha. Após acessar, selecionar a aba Contrato FIES > Manutenção > Aditamento Renovação.
Os estudantes que perderam o prazo de aditamento do FIES devem procurar a CPSA da universidade o quanto antes. A maioria das universidades não cancela o financiamento se o aluno deixar de aditar um semestre. A suspensão do benefício acontece, de fato, quando o aditamento não é feito por até 2 semestres consecutivos.
Se as informações estiverem corretas, o aditamento é confirmado e o estudante já é sinalizado se o processo é simplificado ou não simplificado. No caso das informações não estiverem corretas, o estudante deve procurar a CPSA da sua instituição para solicitar a correção e o reinício do processo de aditamento.
Novo Fies: Alunos que contrataram o financiamento entre 2018 e 2020/1 – acessar o SIFESWEB, com o CPF e a senha, pelo endereço eletrônico http://sifesweb.caixa.gov.br, clicar em Aditamento de renovação, conferir as informações e validar o aditamento.
ADITAMENTO NÃO SIMPLIFICADO: Ocorre quando existe alguma mudança contratual (transferência, dilatação, alteração no estado civil do aluno), restrição no cadastro do fiador, renda do fiador inferior ao dobro do valor da mensalidade no semestre atual, atraso no pagamento da parcela trimestral.