Tome cuidado para não cortá-las, pois elas irão sangrar. Se ocorrer sangramento em uma pena nova, deve-se arrancá-la totalmente com uma pinça, apertando a pena perto da pele e puxando-a, ou mesmo com a mão. Apare 8 penas de vôo, começando pela ponta da asa lembrando de pular a primeira e a segunda.
Verifique as asas do pássaro todo o mês, aparando sempre que for necessário. Também escolha um dia para ser o "dia do corte" e marque-o no calendário todos os meses. Este deve ser o dia em que você vai inspecionar as penas do papagaio – elas podem não ter crescido tanto para serem aparadas.
Além de ser uma ameaça ao bem-estar, o corte de asas também é desnecessário pois os papagaios podem ser facilmente treinados para obedecer à maioria das ordens dos tutores.
Use uma tesoura para cortar as penas primárias em cada asa, logo abaixo das penas de proteção (penas pequenas) que recobrem as penas de voo (primárias). Você pode cortar de 6 a 8 penas de voo de ambas as asas.
Sua ave fugiu? Siga nossas 5 dicas para recuperá-la
No momento o ideal é esperar, deixar seus quitos em um lugar estratégico p ele escutar o chamado, e torcer para ele ficar por perto. Se ele tentar voltar, normalmente isso ocorre no outro dia, qdo ele já estará com fome.
A forma mais segura de pegar num pássaro pequeno é esperar que ele poise, colocar a mão sobre o dorso e fechar a mão à volta dele mantendo a cabeça entre o indicador e o dedo médio. Nesta posição, o pássaro não consegue abrir as asas nem bicar a mão de quem o segura.
Dicas para treinar e domesticar papagaios
Os pássaros também costumam gostar de carinho ao redor das orelhas, mas tome o cuidado com a área ao redor dos olhos. Quando o pássaro parecer tranquilo e mais acostumado com o carinho, tente fazer carinho na parte de trás da cabeça e no pescoço. Os pássaros também costumam gostar de uma coçada abaixo do bico.
Os papagaios são considerados aves silvestres no Brasil. ... Por isso, ter um papagaio em casa é um assunto delicado para o IBAMA. A lei brasileira permite a criação de papagaios, desde que sejam criados em cativeiro, em ambientes fiscalizados e certificados.
Para realizar a entrega do animal, é preciso ligar para o Ibama (, para o batalhão da Polícia Ambiental local ou para o Centro de Manejo de Fauna Silvestre, que se divide em Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) e em Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS).
Até é possível criar um animal pouco convencional em casa, a exemplo de papagaio, iguana, aranha, cobras, etc. ... No Brasil, o tráfico e o comércio de animais silvestres sem autorização são ilegais e amparados pela Lei n; 9.