Cadastro de Filial dentro da empresa Matriz:
Como contabilizar?
Para ser considerados Matriz e Filial o CNPJ deve ser exatamente o mesmo em sua raiz (oito numeros). O que difere matriz e filial são os quatro numeros apos a barra. Ex:- 0001-00 (matriz) e 0002-00 (filial). Se os 8 numeros da raiz forem diferentes não podem ser matriz e filial.
No caso de escrituração contábil descentralizada, o empresário individual, a Empresa Individual de Responsabilidade Limitada - EIRELI e as sociedades que possuírem filial em outra unidade federativa deverão requerer a autenticação dos instrumentos de escrituração respectivos à Junta Comercial onde a filial estiver ...
CENTRALIZADA. A centralização acontece quando a escrituração de toda a empresa, o levantamento das demonstrações contábeis e a apuração do resultado são feitas por uma matriz. ... Dessa forma pode-se checar dados contábeis de cada filial e apurar os seus resultados como elas fossem totalmente independentes.
Quando é feito transferência entre contas usando empresas diferentes o sistema faz a seguinte contabilização: Empresa de Origem: Débito - Conta contábil da despesa que está indicado no cadastro do Tipo de Desembolso. Crédito - Conta do banco que foi indicada no cadastro de contas bancárias/caixas.
No entanto, as transferência de mercadorias entre matriz e filiais ou entre filiais não são caracterizadas como venda (transferência de propriedade), uma vez que continua em posse da mesma empresa.
A NF-e de transferência é um documento fiscal que deve ser emitido na movimentação de mercadorias entre empresas que estiverem sob a mesma titularidade. Ou seja, em operações entre matrizes e filiais, bem como nas operações entre filiais de um mesmo empreendimento.
Na remessa dos insumos para a filial, o estabelecimento matriz deverá emitir Nota Fiscal, com destaque do imposto, utilizando o CFOP 5.
Transferências entre filiais é um processo de transporte de uma filial à outra de uma determinada empresa, alocadas em localizações diferentes. Esse processo faz automaticamente a atualização de dados, como produtos disponíveis em estoque, além da emissão dos documentos necessários.
ENTRADA FILIAL | A carga chegou em uma filial da transportadora. Pode ser na origem ou qualquer outra. EM TRANSFERENCIA | A carga está em processo de transferência entre filiais.
Na emissão de NFe de transferência de mercadoria entre matriz e filial o correto é utilizar o CST de acordo com a tributação do produto, como por exemplo, um produto ST deve-se usar o CST 060, um produto ISENTO o CST 040, não tributado o CST 041 ou usar o CST 090 para todas as situações? Alex Hallen , bom dia!
CFOP 5152 -
Como emitir uma nota de transferência?
1.
Como descobrir o código CST de um produto Para descobrir, basta seguir estas indicações: · São as tabelas A e B, junto aos seus complementos que determinam a composição do código CST; · É comporto por 3 dígitos; · O primeiro digito é encontrado na tabela A, que indica qual a origem da mercadoria.
Quais CFOP são admitidos para cada CST?
A Nota Fiscal, modelo 1 ou 1-A, contém no quadro "Dados do Produto" coluna própria para indicação do CST, que é composto de três dígitos, na forma ABB. O primeiro dígito indica a origem da mercadoria ou serviço, com base na Tabela A. O segundo e o terceiro dígitos indicam a tributação pelo ICMS, com base na Tabela B.
O código CST é composto por três dígitos. O primeiro dígito é encontrado na tabela A e indicam origem da mercadoria: Se a origem do produto é nacional, seu dígito será 0; se a mercadoria veio direto do exterior, a sua identificação será feita pelo dígito 1.
CST - Tributação do ICMS
Por exemplo: Imagine uma empresa que adquiriu uma mercadoria e que, na nota fiscal, veio informado CST 010 (nacional, tributada e com cobrança do ICMS por substituição tributária).
O código CST 010 é aplicado na comercialização de produtos que possuem origem nacional. Isso significa que esses produtos foram produzidos no Brasil, independente do método de produção. Além disso, o código ainda especifica que a tributação imposta de acordo com a cobrança ICMS é cobrada por substituição tributária.
Preliminarmente cabe esclarecer que a escolha do CST - Código de Situação Tributária, dependerá da operação que está sendo praticada, por exemplo se um contribuinte substituto tributária estiver vendendo gasolina deverá utilizar o CST 010 - tributada e com cobrança do ICMS substituição tributária, o substituído ...
c) CST “10” – indica que houve a aplicação da substituição tributária. A substituição tributária somente se aplica na operação interestadual quando existe convênio ou protocolo entre os Estados. ... e) CST “060” – indica que o ICMS ST já foi recolhido, ou seja, a nota fiscal é emitida sem destaque do ICMS.