11h às 19h
A partir do próximo domingo, dia 18, shopping centers e lojas de rua poderão voltar a abrir, em horários reduzidos e capacidade de ocupação limitada. Uma semana após a primeira flexibilização, bares, restaurantes e academias voltam a funcionar, também com medidas restritivas.
É composta por quatro distritos, Itaquera, Parque do Carmo, José Bonifácio e Cidade Líder, que somados representam uma área de 54,3 km², habitada por mais de 488 mil pessoas. O bairro de Itaquera é predominantemente dormitório, havendo poucas opções de lazer.
E, afinal, qual é o bairro mais populoso do Brasil? De acordo com a informação de 2020 do Guia de Bairros do jornal Estadão é o Campo Grande, no Rio de Janeiro, com 336.
Grajaú - Zona Sul, distrito mais populoso.
Segundo urbanistas, os motivos para o êxodo variam de acordo com os bairros. O envelhecimento da população é uma possível causa do encolhimento da Vila Medeiros. Para o urbanista Kazuo Nakano, além deste fator, pesa ainda o modelo urbanístico de alguns distritos.
O Sul e o Norte são regiões onde o volume de entrada e saída de migrantes é mais equilibrado. A Região Nordeste tem recebido cada vez mais migrantes, sendo a maioria proveniente do Sudeste (retorno), porém, continua sendo a região que mais perde população para as demais.
Explicação: A cidade de São Paulo cresceu de forma desigual ao longo dos anos. De 1950 a 2010, a população do município mais do que quintuplicou, passando de 2,1 milhões para 11,2 milhões, e a cidade se expandiu principalmente para longe do centro.
Zona Norte de São Paulo
Com 12,5 mil habitantes por km2, o município de Diadema tem a maior densidade demográfica do Estado, segundo o Censo 2010, divulgado ontem pelo IBGE. A cidade é seguida por Taboão da Serra (12 mil pessoas/km2), Carapicuíba (10,7 mil pessoas/km2) e Osasco (10,4 mil pessoas/km2).
Em relação às unidades federativas, o Distrito Federal é a área de maior densidade demográfica do país, com aproximadamente 525,86 hab/km2. Já o estado de menor densidade demográfica é Roraima com 2,33 hab/km2.
O Estado de São Paulo é dividido em 645 municípios, organizados em 16 regiões administrativas. Sua dinâmica regional constituiu uma rede de cidades que compreende, nos estratos superiores de sua hierarquia, um conjunto de metrópoles e aglomerados urbanos que concentram 79% da população estadual (Seade - 2019).
O Estado de São Paulo subdivide-se em 645 municípios, distribuídos em 42 regiões de governo, 14 regiões administrativas e três regiões metropolitanas: de São Paulo, da Baixada Santista (que tem a conformação espacial da RA de Santos) e de Campinas (contida na RA do mesmo nome).
A Região Metropolitana de São Paulo é formada por 39 municípios, divididos em 5 sub-regiões:
Chama-se comumente Zona Central de São Paulo (ou simplesmente Centro de São Paulo) a região administrada pela Subprefeitura da Sé, que engloba os distritos da Bela Vista, Bom Retiro, Cambuci, Consolação, Liberdade, República, Sé e Santa Cecília.