A porção individual recomendada é de 80g a 100g de macarrão cru por pessoa, pois depois de cozido ele triplica de volume, chegando em torno de 250 gramas de massa cozida.
Use as tabelas abaixo, para conseguir a porção certa, todas as vezes....Massa com ovos.
A massa deve ser cozida em água salgada. Coloque assim que começar a ferver. Ele vai parar interromper a fervura, mas rapidamente voltará. A medida indicada é de 1 e 1/2 colher de sopa de sal para cada 1/2 quilo de massa.
O segredo para preparar macarrão “al dente”, está principalmente na proporção de massa para água. Geralmente um litro de água deve ser fervido para cada 100g. de macarrão. Depois que a água começar a borbulhar, junte uma boa pitada de sal, cerca de 1 colher de sopa — a dica é que fique salgada como água do mar.
É empregada tanto para massas quanto para outros alimentos, como arroz e legumes. A tradução literal de al dente é mesmo “ao dente”, pois a ideia é que, embora o alimento esteja cozido, sua maciez não ultrapasse o ponto em que os dentes são convocados a mastigá-lo.
Para verificar se o macarrão está pronto, jogue um fio da massa na parede de azulejos da cozinha. Se ele escorrer, está al dente. Se grudar, passou do ponto. E se cair, ainda precisa de mais tempo de cozimento.
Basta cobrir com água fria, adicionar um pouco de manteiga, uma pitada de sal e outra de açúcar e, se quiser, uma especiaria. Tampe a panela e cozinhe. O legume ficará al dente, levemente adocicado e com brilho. Mas não vale para os que têm amido, como a batata.
Não cozinhe no vapor por mais de cinco minutos. Esse é o tempo ideal para manter os nutrientes e garantir uma crocância ao alimento. A melhor forma de cozinhar os legumes é com a casca, já que ali estão concentrados muitos de seus nutrientes. Antes de levá-los ao fogo, lave-os bem em água corrente.
Uma maneira saudável e rápida de cozinhar as verduras é refogando-as com um pouco de óleo em uma frigideira. Você também pode usar uma frigideira do tipo wok, procedente da cozinha oriental, já que permite conservar muito bem o calor na frigideira. Assim, as verduras ficam crocantes e conservam todo seu sabor.
Separe-os e lave-os em água corrente. Coloque água para ferver em uma panela com uma colher de chá de bicarbonato de sódio. Quando levantar fervura, mergulhe os brócolis e deixe-os cozinhar por três minutos.
Leve uma panela média com água (o suficiente para cobrir os floretes) e leve ao fogo alto. Quando ferver, adicione 1 colher (sopa) de sal, coloque os floretes e deixe cozinhar por cerca de 5 minutos até começarem a ficar macios — cuidado para não cozinhar demais, verifique o ponto espetando com um garfo.
O brócolis deve ser armazenado em geladeira, dentro de um saco plástico perfurado, de preferência de cor escura, por até 5 dias. Se a hortaliça for mantida em condição ambiente, ela deve ser consumida no mesmo dia em que foi efetuada a compra.
O brócolis bom para consumo deve apresentar uma tonalidade verde - quanto mais verde escuro estiver o brócolis, mais fresco será. Se você observar que o brócolis amarelou no topo, aproveite o legume o quanto antes porque ele já iniciou o processo de apodrecimento. ... Na dúvida, descarte o brócolis amarelo.
Dica: Utilize água gelada para interromper o cozimento do brócolis mais rapidamente e garantir a cor bem verdinha. Retire o brócolis da água gelada e deixe secar em uma peneira ou sobre um pano. Prontinho!