Universidade Corporativa é uma instituição de ensino vinculada a empresas públicas ou privadas. ... A UC é considerada como o campo de atuação da Pedagogia Empresarial. O objetivo da Universidade Corporativa é oferecer cursos específicos para funcionários de uma empresa.
Também conhecida como universidade empresarial, a universidade corporativa atua em nível de graduação e pós graduação tendo como objetivo principal preparar, ensinar, instruir e qualificar colaboradores dentro de uma determinada empresa para que os mesmos ocupem cargos superiores no futuro.
As principais diferenças entre o Treinamento Convencional e a Educação Corporativa. ... No Treinamento Convencional as participações nas ações estão restritas aos colaboradores, já na Educação Corporativa os colaboradores, clientes, parceiros e fornecedores fazem parte da estratégia do desenvolvimento da organização.
Passo a passo para implantar a universidade corporativa com sucesso
A Universidade Corporativa traz diversas vantagens para uma empresa.
Exemplos de empresas que têm Universidades Corporativas de Sucesso
7 vantagens da Universidade Corporativa
O processo da aprendizagem organizacional Frente a essa demanda foram surgindo, mais intensivamente nos últimos anos, as universidades corporativas. Só no Brasil, já existem mais de 2.
No ano de 1955 a General Electric criou a Crontonville, reconhecida como a primeira Universidade Corporativa.
Podemos definir a Universidade Corporativa como uma instituição de ensino situada dentro de uma organização, com o objetivo de formar colaboradores para atuarem no presente e no futuro da empresa.
A Unibrad - Universidade Corporativa Bradesco, alinhada aos valores do Bradesco que sempre deu importância à educação, é a área educacional do banco criada para estimular o desenvolvimento das pessoas.
As universidades corporativas tem um foco em desenvolver competências enquanto os programas de treinamentos estão focados mais em desenvolvimento habilidades e de conhecimentos mais específicos.
As diferenças entre o RH estratégico e o tradicional vão desde a forma de atuação no cotidiano até o planejamento dos processos inerentes ao setor. Em um lado, o tradicional foca muito no operacional e nos procedimentos básicos, como seleção, contratação e treinamento de funcionários.
O treino tradicional trabalha pensando apenas no músculo, diferente do treinamento integrado que pensa no músculo associado ao movimento. Além disso, o treinamento tradicional pode ser feito em máquinas, utilizando movimentos uniplanares, podendo ser realizado na academia, tendo como foco a hipertrofia.
O treinamento, como o próprio nome já nos remete, vem para treinar algo, já a educação corporativa vem para ensinar algo!
Treinamento é uma prática de curta duração que tem o objetivo de preparar o colaborador para executar suas atividades com excelência dentro da empresa. Já o desenvolvimento é um conjunto de práticas educacionais de longo prazo para melhorar o desempenho pessoal dos colaboradores.
O treinamento foca em questões específicas da função que o colaborador exerce dentro da organização, dando atenção ao presente. Já o desenvolvimento é a longo prazo, uma construção baseada no futuro. ... Por esse motivo, a diferença entre treinamento e desenvolvimento é tão clara quando o assunto é o tempo.