O coeficiente de determinação, também chamado de R², é uma medida de ajuste de um modelo estatístico linear generalizado, como a regressão linear simples ou múltipla, aos valores observados de uma variável aleatória. O R² varia entre 0 e 1, por vezes sendo expresso em termos percentuais.
Dentre muitas outras, é possível calcular sem grandes dificuldade o coeficiente de correlação de Pearson usando a formula “=CORREL(matriz1;matriz2)” onde as matrizes 1 e 2 são os dados referentes as variáveis que se deseja correlacionar.
Pergunta 7 0,25 em 0,25 pontos Qual o valor de R², dado: Resposta Selecionada: a. 0.
Calcule o primeiro valor da linha de tendência usando a função TENDÊNCIA:
Consiste em um estimador que minimiza a soma dos quadrados dos resíduos da regressão, de forma a maximizar o grau de ajuste do modelo aos dados observados. Um requisito para o método dos mínimos quadrados é que o fator imprevisível (erro) seja distribuído aleatoriamente e essa distribuição seja normal.
[1] Em duas colunas adicione as coordenadas (x,y) dos pontos em que se deseja realizar o ajuste; [2] Clique em Inserir; [3] Clique em Dispersão; [4] Clique no primeiro item (Dispersão Somente com Marcadores);
VALOR DE X, POSTERIORMENTE PRESSIONE A TECLA VÍRGULA (ESTA TECLA FICA AO LADO DA TECLA M+), DEPOIS ENTRAR COM OS VALORES DE Y, EM SEGUIDA PRESSIONAR A TECLA M+. REPETIR A OPERAÇÃO PARA INSERIR O PRÓXIMO CONJUNTO DE DADOS.
Para limpar toda a memória de registro (exceto a de programação) da calculadora usa-se o prefixo ( f ) e depois ( CLX ) REG, para limpeza dos registros financeiros usa-se ( f ) e (X troca Y) FIN , já para limpeza do registro de programação usa-se ( f ) e depois ( R seta para baixo ) PRGM. >