A Geomorfologia é uma área das Ciências da Terra responsável pelo estudo das formas superficiais de relevo, tanto em suas fisionomias atuais quanto em seu processo geológico e histórico de formação e transformação.
planície
O relevo da região é, na sua maioria, de baixa altitude, em razão das planícies fluviais dos rios Amazonas e Araguaia, e das depressões. No extremo norte, observa-se um pequeno fragmento de planalto (planaltos residuais norte-amazônicos), e logo abaixo, uma grande depressão (depressão marginal norte-amazônica).
O rio Amazonas é o principal rio que corre na Amazônia, sabemos que os rios nascem em algum determinado local correto? O rio Amazonas nasce do rio Apurimac que está localizado na parte ocidental da cordilheira dos Andes, e por isso há o abastecimento de suas águas de lá.
ELE PERCORRE REGIÕES SEMIÁRIDAS, COM POUCAS CHUVAS, MESMO ASSIM É PERENE, NÃO SECA EM NENHUM PERÍODO DO ANO , ISSO PORQUE SEU VOLUME É MANTIDO POR AFLUENTES NO CENTRO DO ESTADO DE MINAS GERAIS.
O Rio São Francisco possui, segundo o Ministério do Meio Ambiente, 168 afluentes. Entre eles, 90 situam-se na margem esquerda, e 78, na margem direita. ... Já 69 deles são intermitentes (rios que desaparecem no período de estiagem).
“Nilo brasileiro”, o Rio São Francisco tem esse apelido tão peculiar devido ao fato de ter grande semelhança com o rio do continente africano, que passa por muitas regiões de clima árido. Ele ajuda essas regiões marcadas por tamanha escassez de água, aumentando a irrigação no local e auxiliando a produção de gado.
É um rio de grande importância para a população da região que o utiliza para a navegação, irrigação, abastecimento de água e produção de energia elétrica. ... Por suas águas são transportadas mercadorias e pessoas. Também é chamado "rio da integração nacional", pois liga a região Nordeste com a Sudeste.
Em diversos trechos, o São Francisco oferece condições de navegação, desse modo, as principais cargas transportadas são de cimento, sal, açúcar, arroz, soja, madeira e gipsita, incluindo o transporte de pessoas, sobretudo de turistas.
A vitivinicultura é uma das principais atividades econômicas atualmente no Vale do São Francisco.
Os principais produtos agrícolas são uva, manga, melão e cebola entres outras culturas de menos destaque, essas são consideradas de importância econômica pois gera renda e para muitas pessoas em período de safra, a manga e a uva tem um destaque maior pois elas são exportadas para Europa, Estados Unidos e Japão, com ...
O Vale do São Francisco é a região que é drenada pelo rio São Francisco e seus afluentes. Está localizada em sua grande parte nos estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas.
A transposição do rio São Francisco é um projeto de deslocamento de parte das águas do rio São Francisco, no Brasil, nomeado pelo governo brasileiro como "Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional".
A região apresenta pluviosidade baixa e irregular, concentrada num período de 3 a 5 meses por ano, embora ocorram períodos agudos de estiagem. As temperaturas são altas e com taxas elevadas de evapotranspiração.
Predomina vegetação de caatinga, que abrange cerca de 1,0 milhão de km2 e com sucessão indicativa de processo de degradação ambiental. A zona definida como semi-árida, divide-se em áreas naturais chamadas de: caatinga, sertão, seridó, carrasco, cariris velhos, curimataú e a parte norte do Estado de Minas Gerais.
Oceano Atlântico
A Bacia do Rio São Francisco é uma bacia cujo rio principal é o rio São Francisco. Esse território abrange a região Nordeste (62,5%), a região Sudeste (36,8%) e a região Centro-Oeste (0,7%). Sua área de drenagem corresponde à aproximadamente 641.
639.
Popularmente conhecido como Velho Chico, é o maior rio localizado totalmente no Brasil, essencial para o Nordeste e também para o restante do país, além de ser um dos mais importantes cursos d'água da América do Sul.