A filosofia de Heráclito consiste em dizer que "tudo muda e nada permanece sendo o que é". O nome dessa teoria se chama "Panta Rei", que significa justamente "tudo flui". Ele dizia, inclusive, que não se pode entrar duas vezes no mesmo rio.
Mobilismo é a concepção da realidade natural caracterizada pelo movimento, e seu principal representante foi Heráclito, que valorizava a experiência sensível dizendo que tudo flui e está em constante evolução.
Parmênides nasceu em Eleia, na Itália, por volta de 530 a. C e a sua filosofia define que o ser é único, imutável, infinito e imóvel, sempre idêntico a si mesmo. O filósofo também defende que a aparência sensível do mundo não existe.
Heráclito considerou a realidade, na sua totalidade, como um fluxo perpétuo – tudo muda, tudo se transforma, e nada permanece estável. A essência da vida é o vir a ser inexorável, que implica o ser e o não ser. Somos e não somos ao mesmo tempo. Trata-se de um extraordinário ensinamento sobre a existência humana.
Parmênides (530 a.C. e 460 a.C.) Sua visão da realidade se configura oposta a de Heráclito, porque Parmênides necessita de um cenário plenamente estável para buscar seu discernimento do que é possível racionalmente atribuir uma existência.
Heráclito defende que não há unidade natural no mundo, mas duelos e dualidade constante. “O mundo é um eterno devir”, afirma o filósofo, querendo dizer que há uma constante mudança, imprevisível, que caracteriza a natureza. ... Por pensar assim, Heráclito é considerado o “pai” da dialética.
Heráclito diz: Tudo é devir; este devir é o princípio. Isto está na expressão: “O ser é tão pouco como o não-ser; o devir é e também não é”. ... É isto que Heráclito expressou com suas sentenças. O não ser é, por isso é o não-ser, e o não-ser é, por isso é o ser; isto é a verdade da identidade de ambos.
A diferença entre os dois pensadores, contudo, era que para Parmênides o ser era "redondo", não mudava, era estável, enquanto que para Heráclito o ser era como um rio, sempre mudava, de modo que existir seria estar em constante mudança.
Resposta: Para Parmênides, nada muda, as coisas são, e continuarão com a mesma essência de sempre. Ou seja, só a aparência muda mas a essência permanece. Já Heráclito afirma que tudo está em constante mudança, essa é a ideia de DEVIR, ou seja, vir a ser.
Platão imaginou juntar a visão de Heráclito e Parmênides. Parmênides dizia que nada muda e que o movimento é uma ilusão. Heráclito, acreditava que tudo estava sempre em constante mudança. Com intuito de provar que ambos estavam certos, Platão deu origem a teoria dos dois mundos: Mundo das idéias e Mundo dos sentidos.
O conflito se encontra nas concepções de cada um acerca das coisas, enquanto Heráclito acredita nas constantes mudanças existe no mundo, Parmênides dizia que o ser era imóvel e completo, ele não acreditava nas mutações.
Resposta. Por que os dois coloraram o "ser" numa posição podemos dizer "contraditória". O que para um, o ser não sofre transformações e se sofrer ele não é um ser (Parmênides) e para o outro filosofo, o ser sofre constante transformações e nunca será o mesmo.
O fogo é o elemento que representa essa transformação contínua; Heráclito o associava à guerra, ao conflito entre opostos: o dia em confronto com a noite, o quente com o frio, o doce com o salgado. Tudo gera uma confrontação de opostos, o que abre espaço para o surgimento da dialética.
Arkhē é uma palavra originária do Grego e, segundo os pré-socráticos, significa o princípio presente em tudo, a substância da qual deriva todas as coisas que existem.