15 comidas típicas do Brasil
Os imigrantes italianos foram os responsáveis por trazer a pizza e a sopa, os alemães trouxeram a cerveja, as carnes salgadas e defumadas, a batatinha, as linguiças e salsichas, os portugueses vieram com o pão, os japoneses nos influenciaram a comer verduras, legumes e peixes (também herança cultural indígena).
A mais evidente herança portuguesa para a cultura brasileira é a língua portuguesa, atualmente falada por virtualmente todos os habitantes do país. ... O catolicismo, profundamente arraigado em Portugal, legou ao Brasil as tradições do calendário religioso, com suas festas e procissões.
Do reino e das ilhas, os colonos e os navegadores portugueses trouxeram, além da cana-de-açúcar e da videira, outras fruteiras (limoeiros, laranjeiras, cidreiras, figueiras, romãzeiras) e as hortaliças (alfaces, couves, repolhos, nabos, cenouras, pepinos, espinafres, cebolas, alhos, mostardas, tomates, gengibres, ...
Quando os colonizadores chegaram em nosso território, troxeram boi, cavalo, gato, ovelhas, cabras, porcos domésticos, aves como galinha, não tinha por aqui. Estas espécies já eram domesticadas por milenios no Velho Mundo, ou seja no continente Eurasiano, africano etc..., foi uma revolução na produção de alimentos.
- Em português moderno, escreveu Caminha, sobre os animais e alimentos apresentados aos indígenas: “Mostraram-lhes um papagaio pardo que o Capitão traz consigo; tomaram-no logo na mão e acenaram para a terra, como se os houvesse ali. Mostraram-lhes um carneiro; não fizeram caso dele.
Resposta. Entre as plantas introduzidas na América durante a colonização estão: capim-gordura, laranja, manjericão, salsa, arruda, erva-cidreira, hortelã, coentro, berinjela, alho, banana, ervilha, lentilha, pepino, jaca, manga e melão.
Papel, cremes, sucos, alimentos industrializados, portas, janelas, borracha, sofás, cadeiras, mesas, chás, remédios, anestésicos, cartolina, papel kraft, chinelos, roupas, ração animal, sorvetes, óleos vegetais.
Papagaios, araras, periquitos, macacos, porcos do mato, quatis e até mesmo serpentes e tantos outros animais eram recolhidos das florestas tropicais e criados nas aldeias como mascotes.
“Foi assim que chegaram ao continente americano o trigo, o café, a cana-de-açúcar, o arroz, a banana e a laranja”, afirma o agrônomo Antônio L. Gonçalves, do Jardim Botânico de São Paulo. Depois de séculos de intercâmbio, hoje quase todo mundo come a mesma coisa.
No que se refere à América do Norte, os nomes dados a estes povos são: indígenas da América, nativos do Alasca, primeiras nações, índios americanos e povos aborígines. Um grupo que não se encontra nestas denominações são os esquimós (aleutas, yupik e inuit) e os métis encontrados na região do Canadá.
As boas maneiras à mesa, o hábito de lavar as mãos, usar guardanapos e talheres na Europa foi um reflexo do Renascimento. Assim, a cozinha também passou a ser mais refinada, o uso de temperos e condimentos começou a ser mais moderado. A confeitaria também se sofisticou nesse período.
Os indígenas nativo americanos, ameríndios ou ainda índios nativo americanos são os habitantes da América antes da chegada dos europeus, e os seus descendentes atuais.
Resposta: Outra hipótese indica que os povos ameríndios tenham chegado atravessando o oceano Pacífico. ... No que se refere à América do Norte, os nomes dados a estes povos são: indígenas da América, nativos do Alasca, primeiras nações, índios americanos e povos aborígines.
À chegada dos europeus, os povos nativos da América do Norte eram tribos de comportamento seminômades, além de caçadores-coletores; e outros eram povos sedentários que viviam da atividade agrícola. Entre eles estão incluídos os Apache, os Shawee, os Navajos, os Creek, os Cherokee, os Sioux e muitos outros.
Dentro desse segundo grupo, três culturas merecem maior destaque: os maias e os astecas, no México e América Central, e os incas na Cordilheira dos Andes, na América do Sul. Alcançaram notáveis conhecimentos de astronomia e matemática, além de dominar técnicas complexas de construção, metalurgia e cerâmica.
Principais Características
Resposta. Resposta:Incas,Maias,astecas.
Os maias ergueram pirâmides, templos e palácios, demonstrando um grande avanço na arquitetura. As construções deles não eram de boa qualidade. Eles faziam templos em cima de pirâmides com muros esculpidos e com terraços no topo. Erguiam paredes muito espessas, quase sem aberturas e os cômodos eram escuros.
Ruínas Maias
- PRINCIPAIS REALIZAÇÕES: Tinham um calendário com cálculo preciso do ano solar (com 365 dias). O planejamento urbano era impecável. Suas obras públicas incluíam quilômetros de estradas e aquedutos.
- construção de pirâmides utilizadas como túmulos, para a realização de cerimônias religiosas e sacrifícios; - desenvolvimento de questões ligadas a astronomia, conceitos matemáticos; - Desenvolvimento de instrumentos musicais; - Sistema de escrita, baseado em imagens e símbolos.
Resposta. Resposta: Mudanças climáticas, que afetaram as colheitas e a produção de alimentos.
Na agricultura, os maias tinham como base de sua alimentação o milho, mas também cultivavam feijão, abóbora, pimenta, cacau e algodão. No comércio, além dos itens básicos de sobrevivência, como comida, roupas e ferramentas, os maias também comercializavam itens considerados luxuosos, como pedras e metais preciosos.