De acordo com Civitate (2001, p. 6) Todo profissional envolvido com recreação é chamado de recreacionista. Porém, em situações diferentes, os recreacionistas assumem papéis diferentes, de acordo com as necessidades do momento: Animadores, Supervisores ou Técnicos em Recreação.
Significado de Recreador Aquilo que pode divertir, entreter ou recrear. adjetivo Que diverte ou causa prazer; recreativo.
O PAPEL DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA RECREAÇÃO - MEDIANDO ALEGRIAS
Confira quais as características essenciais para ser um bom professor:
O profissional da área de Educação Física tem por objetivo promover a saúde das pessoas através da prática de atividades físicas. Seu trabalho consiste em acompanhar e orientar as pessoas durante a prática de esportes ou exercícios físicos e seu público é bastante variado.
O professor poderá, brincando, observar e criar vários processos de desenvolvimento em grupos ou em particulares dessas crianças. A motricidade fina compreende a fase de movimentos simples como, por exemplo, agarrar ou pegar algum objeto. Ela é o movimento guiado pela visão.
O papel do professor/facilitador na brincadeira é de observador, elaborando registros daquilo que a criança mostrou durante o brincar, observando as diferentes linguagens sociais, afetivas e emocionais de cada criança.
O professor de Educação Infantil deve conduzir um trabalho voltado para o brincar, visando atender todas as necessidades dessa faixa etária, tendo em vista que as brincadeiras propiciam a fantasia e a criatividade da criança, possibilitando também que estas adquiram o domínio da linguagem simbólica.
Para o professor a criança brincando na escola vai possibilitar o desenvolvimento do processo de aprendizagem e também uma situação em que a criança constitui tanto para a assimilação dos papéis sociais e compreensão das relações afetivas que ocorre em seu meio, como para a construção do conhecimento.
A intervenção intencional baseada na observação das brincadeiras das crianças oferecendo-lhes materiais adequados, assim como um espaço estruturado para brincar permite o enriquecimento das competências imaginativas, criativos e organizacionais infantis.
13-14), “a educação também deve acompanhar observar e apoiar atentamente as crianças nas suas brincadeiras. Assim o educador poderá ampliar e enriquecer as possibilidades de ação lúdica ao trabalhar”. ... Sendo assim, as crianças desenvolvem seu conhecimento sobre o mundo, sobre si mesmo e sobre as relações sociais.
- Organizar e estruturar o espaço de forma a instigar na criança a necessidade de brincar, além de facilitar a seleção das brincadeiras. ... -Instigar nas crianças a socialização do espaço lúdico e dos brinquedos, desenvolvendo assim o hábito de cooperação, conservação e manutenção dos jogos e brinquedos.
Outro tópico que se destaca no artigo é o brincar, constituindo-se como atividade fundamental nesse período do desenvolvimento infantil. O brincar auxilia na aprendizagem fazendo com que as crianças criem conceitos, ideias, em que se possam construir, explorar e reinventar os saberes.
Resposta: O papel de educador, permanece o mesmo, porem os efeitos obtidos através de metodologias lúdicas como jogos no processo de alfabetização, tendem a ser exponencialmente mais promissores.
O lúdico enriquece o vocabulário, aumenta o raciocínio lógico e leva a criança a avançar em suas hipóteses. Dessa forma, ela desenvolve o processo de ensino aprendizagem, se alfabetiza e de forma divertida e dinâmica . As atividades lúdicas são fundamentais para uma aprendizagem divertida e de sucesso.
Piaget: jogos e brincadeiras no desenvolvimento infantil Qual atividade contribui significativamente para o processo de alfabetização: A Exercícios de prontidão.
Caça palavras é um jogo que aumenta o raciocínio lógico da criança e também faz com que ela reconheça o maior número de palavras. É um jogo simples e que contribui significativamente para a alfabetização das crianças.
A atividade lúdica propicia à criança um ambiente agradável, motivador, planejado e enriquecido, que possibilita a aprendizagem de várias habilidades. Além de trabalhar estas habilidades na criança, ajudará também no desenvolvimento da criatividade, na inteligência verbal-linguística e coordenação motora.
Na educação, usamos o conceito do lúdico para nos referir a jogos, brincadeiras e qualquer exercício que trabalhe a imaginação e a fantasia. A ludicidade é um instrumento potente para o processo de ensino-aprendizagem em qualquer nível de formação, mas está presente com mais frequência na Educação Infantil.