Os barorreceptores do seio carotídeo são reativos aos aumentos ou diminuições da pressão arterial, enquanto os barorreceptores do arco aórtico são principalmente sensíveis aos aumentos da pressão arterial. Eles funcionam como mecanorreceptores, que percebem a variação da pressão arterial por meio do estiramento.
O reflexo barorreceptor ou barorreflexo, um dos mais importantes mecanismos para o controle batimento-a-batimento da pressão arterial, atua ajustando a freqüência cardíaca e o tônus simpático vascular momento-a-momento.
O sistema nervoso autônomo é responsável pelo controle neural da circulação. Sendo a função do sistema nervoso simpático a de vasoconstrição e aumento da frequência e débito cardíaco, enquanto o parassimpático trabalha como antagonista dessas funções, porém sem efeito vascular.
O sistema renina-angiotensina-aldosterona trata-se de uma série de reações concebidas para ajudar a regular a pressão arterial. Quando a pressão arterial cai (no caso da pressão sistólica, para 100 mm Hg ou menos), os rins liberam a enzima renina na corrente sanguínea.
Em outras palavras (no popular), os quimiorreceptores percebem a acidez do sangue, que é, de certa forma prejudicial, enviam a mensagem aos neurônios do bulbo, que por sua vez enviam mensagens para os músculos do tórax para acelerarem a respiração.
O tronco encefálico através dos nervos frênico e torácicos. Mesmo se um coração perder todos os seus nervos, ele ainda continuará a bater, pois a sua contração é produzida pelo nódulo sinoatrial, um nódulo nervoso interno que mantem o ritmo cardíaco, é o que permite os transplantes de coração.
Bulbo raquidiano, medula oblongata, medula oblonga ou simplesmente bulbo é a porção inferior do tronco encefálico, juntamente com outros órgãos como o mesencéfalo e a ponte, que estabelece comunicação entre o cérebro e a medula espinhal. ... É um órgão condutor de impulsos nervosos.
Os indícios e sintomas da lesão cerebral traumática leve podem ser:
(Consulte também Considerações gerais sobre doenças do movimento). O cerebelo é a parte do cérebro mais envolvida na coordenação de sequência de movimentos. Controla também o equilíbrio e a postura. Qualquer fator que lesione o cerebelo pode causar perda de coordenação (ataxia).
III) Mecanismos de lesão cerebral após o TCE Seus principais elementos são a hipóxia, distúrbios metabólicos, distúrbios hidro- eletrolíticos e hipertensão intracraniana.
Introdução aos sintomas de doenças do cérebro, da medula espinhal e dos nervos. Doenças que afetam o cérebro, a medula espinhal e os nervos são chamadas doenças neurológicas. Os sintomas neurológicos são causados por um transtorno que afeta parte de ou todo o sistema nervoso.
Os vasos sanguíneos rompidos causam contusões, hemorragias intracerebrais ou subaracnoides e hematomas epidural ou subdural ( Tipos comuns de trauma cranioencefálico).