Na tentativa de explicar qual a natureza da matéria, surgiram várias teorias. Uma delas foi criada por um filósofo grego, Empédocles, por volta do século V a.C. Segundo ele, tudo que existe no universo seria composto por quatro elementos principais: terra, fogo, ar e água. Surgiu aí a teoria dos quatro elementos.
sua arche era os 4 elementos : fogo,terra, ar e agua.
Para Anaxágoras, as sementes que formavam o Universo e seus objetos sãoi infinitas, mas o próprio Universo foi gerado a partir de um momento preciso. O que ficou responsável por agregar as sementes e formar tudo o que existe foi uma inteligência que o filósofo chamou de noûs.
Empédocles pertente a corrente materialista e mecanicista: a única realidade existente são os corpos em movimento. Os elementos originários: água, terra, fogo e ar, mesclando-se uns com os outros, formam os diferentes objetos. É a concepção cíclica do tempo e da natureza.
Platão imaginou juntar a visão de Heráclito e Parmênides. Parmênides dizia que nada muda e que o movimento é uma ilusão. Heráclito, acreditava que tudo estava sempre em constante mudança. ... O mundo das ideias seguia a teoria de Parmênides, este seria perfeito, nada mudava.
O princípio originário (arché) de todo o universo era o fogo, pois ele era o elemento que permitia a constante mudança e agitação. Parmênides, como vimos mais acima, defendeu teses completamente opostas, fixando as suas teorias no imobilismo e defendendo que a mudança era fruto das aparências.
Imobilismo é o oposto de efêmero. No caso, os imobilistas não acreditam na fluidez das coisas e suas transformações. Um exemplo clássico é a oposição entre os filósofos gregos Parmênides e Heráclito.
Explicação:Parmênides,traça uma neta demarcação entre "a via da verdade" e a "via do erro", a primeira, é a via da razão e a segunda é a via da sensação e da imaginação.
Mobilismo é a concepção da realidade natural caracterizada pelo movimento, e seu principal representante foi Heráclito, que valorizava a experiência sensível dizendo que tudo flui e está em constante evolução.
A via da verdade é o pensamento que Parmênides identifica com o ser. Mas o ser para existir tem de ser dito, logo, há uma identidade entre SER, PENSAR E DIZER. Sendo a verdade exclusiva dos deuses, entre os mortais há a via da opinião (dóxa), causada pelas ilusões dos nossos sentidos.
“O que se move sempre está no mesmo lugar agora.” “Se múltiplas são (as coisas), necessariamente são pequenas e grandes; pequenas a tal ponto que não têm grandeza, grandes a tal ponto que são infinitas.” “Uma coisa que não tem grandeza e espessura, nem massa, não poderia existir.
Resposta. Essa essência é fixa, eterna e imutável, e as mudanças que percebemos nas coisas são, na realidade, fruto de nossos sentidos enganosos. “O ser é e o não ser não é”, frase proferida por Parmênides, indica que o ser (o que existe) é, pois é idêntico a si mesmo e indica a si mesmo.
Anaxímenes considerava que o ar era o elemento originário. Tudo o que existe, inanimado ou animado, era composto por ar para Anaxímenes, assim como Tales entendeu que a água estava na origem de tudo.
Parmênides (530 a.C. e 460 a.C.) Sua visão da realidade se configura oposta a de Heráclito, porque Parmênides necessita de um cenário plenamente estável para buscar seu discernimento do que é possível racionalmente atribuir uma existência.
Resposta. Resposta: Heráclito concebia a realidade como algo em constante mutação ou movimento.
A diferença entre os dois pensadores, contudo, era que para Parmênides o ser era "redondo", não mudava, era estável, enquanto que para Heráclito o ser era como um rio, sempre mudava, de modo que existir seria estar em constante mudança.
ConcordamAo afirmarem que pensar e perceber são fenômenos que se diferem. O pensar é a essência do conhecimento; o perceber é fruto da nossa capacidade sensorial e, por isso, está suscetível ao erro.
Resuma os principais traços do pensamento de Heráclito e Parmênides tomando como referência duas oposições: entre realidade e aparência e entre pensar e perceber. ... Parmênides mostrou, então, que o pensamento verdadeiro não admite a multiplicidade ou pluralidade de seres e que o Ser é uno e único.
Grosso modo, podemos dizer que: Parmênides e seus seguidores defendiam a tese de que todo o conhecimento deriva de um "ser" que é perfeito e por consequência imutável. O "ser" assim entendido, nunca poderá ser tornar um "não-ser", ou seja, a mudança ou impermanência das coisas é uma ilusão dos nossos sentidos.
Resposta: Para Parmênides, nada muda, as coisas são, e continuarão com a mesma essência de sempre. Ou seja, só a aparência muda mas a essência permanece. Já Heráclito afirma que tudo está em constante mudança, essa é a ideia de DEVIR, ou seja, vir a ser.
Segundo ele introduz uma divisão, afirmando a existência de dois mundos inteiramente diferentes e separados: o mundo sensível da mudança, da aparência, do devir dos contrários; e o mundo inteligível da identidade, da permanência, da verdade, conhecido pelo intelecto puro, sem nenhuma interferência dos sentidos e das ...