A glicina também oferece vantagens às proteínas como a mioglobina e hemoglobina, conferindo notável estabilidade estrutural. Como os demais aminoácidos possuem uma cadeia lateral maior, ao substituir a glicina levariam à quebra da estrutura da proteína.
A glicina é um ácido aminado não-essencial que seja produzido naturalmente pelo corpo. É um de 20 ácidos aminados no corpo humano que sintetizam proteínas, e jogam um papel chave na criação de diversos outros compostos e proteínas importantes.
Glicina: H- CH (NH2) - COOH Serina: OH-CH2- CH (NH2)- COOH Treonina: OH-CH (CH3)- CH (NH2)- COOH Cisteina: SH-CH2- CH (NH2)- COOH Tirosina: OH-C6H4-CH2- CH (NH2)- COOH Asparagina: NH2-CO-CH2- CH (NH2)- COOH Glutamina: NH2-CO-CH2-CH2- CH (NH2)- COOH.
A quiralidade (ou assimetria) do carbono alfa (figura 2) confere aos aminoácidos actividade óptica (com excepção da glicina que tem só dois protões no carbono alfa, pelo que não existe carbono assimétrico). ... Os aminoácidos das proteínas possuem todos a configuração L.
Todos os aminoácidos, exceto os estereoisômeros da glicina, são. Isso significa que existem imagens espelhadas de sua estrutura. É exatamente como temos as mãos esquerdas e as mãos direitas. Estes são identificados como L (canhoto) e D (destro) para distinguir as imagens no espelho.
O carbono α é assimétrico (quiral) quando liga-se a quatro grupos substituintes diferentes e a glicina possui em sua cadeia lateral um átomo de Hidrogênio, logo, não possui carbono quiral. 14 – O que vai determinar se um aminoácido é D ou L será a posição do grupo amina (básico).
Uma proteína é uma cadeia de aminoácidos, muitas vezes denominada por cadeia polipeptídica. Os aminoácidos estão ligados entre si por ligações covalentes denominadas ligações peptídicas. ... Assim, uma cadeia polipeptídica apresenta sempre um terminal amínico (NH2) e um terminal carboxílico (COOH).
Ligação peptídica é o nome dado para a interação entre duas ou mais moléculas menores (monômeros) de aminoácidos, formando, dessa maneira, uma macromolécula denominada proteína. Na formação da ligação peptídica, ocorre uma reação de condensação (união) entre o carbono do grupo carboxílico e o nitrogênio do grupo amino.
A união estabelecida entre dois aminoácidos adjacentes numa molécula recebe o nome de ligação peptídica. Esse tipo de ligação ocorre sempre por meio da reação entre o grupo amina de um aminoácido e o grupo carboxila do outro.
Os aminoácidos são monômeros naturais que polimerizam formando as proteínas, e a glicose é também um monômero natural polimeriza formando os polímeros amido, celulose e glicogênio.