Atualmente, os sistemas adesivos podem ser divididos em duas categorias principais, de acordo com as diferentes estratégias adesivas utilizadas sobre as estruturas dentárias. Nesse contexto, os sistemas adesivos podem ser classificados em convencionais e autocondicionantes.
Sistemas adesivos universais são aqueles que podem ser utilizados tanto na estratégia condicione e lave, como na autocondicionante, como na de condicionamento seletivo de esmalte. 5 O sistema adesivo Single Bond Universal, por exemplo, apresenta um pH ameno (ao redor de 2,7) e o monômero funcional 10-MDP.
Na indústria, esse ácido é usado para fabricar vidro, na tinturaria, na fabricação de fosfatos e superfosfatos usados como fertilizantes, nas indústrias alimentícias e farmacêuticas. ... A maioria dos refrigerantes no Brasil possui alto teor de ácido fosfórico, ficando com um pH > 3.
Quando o adesivo é aplicado no preparo cavitário em excesso e tenta-se espalhá-lo com a aplicação de jatos de ar para diminuir a espessura da sua camada, tal procedimento resulta na incorporação de oxigênio, o que pode comprometer a sua polimerização e, conseqüentemente, a adesão.
A durabilidade da adesão à dentina com a resina é diretamente relacionada com a qualidade da camada híbrida, a qual faz a união da película do adesivo com a dentina subjacente (Yoshiama et al., 1996). A resistência de união obtida com os sistemas adesivos atuais não é eterna, sofre modificações com o passar do tempo.
Em Odontologia, o termo adesão é frequentemente utilizado para definir o processo que estabelece a união micromecânica entre os materiais odontológicos e os substratos dentais. Grande número de procedimentos clínicos odontológicos é intermediado por sistemas adesivos.