Porém, a urbanização sem um devido planejamento tem como consequência vários problemas de ordem social. ... As grandes cidades brasileiras enfrentam diversos problemas, destacam-se as questões da moradia, desemprego, desigualdade social, saúde, educação, violência e exclusão social.
Dentre os muitos impactos ambientais nas áreas urbanas podemos destacar as enchentes, lixos urbanos, poluição do ar, poluição sonora e despejo de esgoto sanitário nos rios, problemas que afetam diretamente os recursos naturais e a qualidade de vida das pessoas que residem nas cidades.
Nas grandes cidades são comuns problemas como violência, crescimento desordenado, inchaço das cidades, moradias em lugares inadequados, hospitais superlotados, transporte coletivo insuficiente, os diversos tipos de poluição, produção de lixo, educação de baixa qualidade, desigualdade social, entre outros.
Entre os problemas urbanos, podemos classificá-los em diferentes grupos, como problemas sociais (falta de moradia, violência, pobreza) e problemas ambientais (enchentes, alagamentos, excesso de lixo, poluições sonora, visual, do ar e dos rios).
Os principais problemas relacionados com a infra-estrutura de água no ambiente urbano são: Falta de tratamento de esgoto: grande parte das cidades da região não possui tratamento de esgoto e lança os efluentes na rede de esgotamento pluvial, que escoa pelos rios urbanos (maioria das cidades brasileiras);
Campo: queimadas irregulares, poluição do solo. Cidade: inversão térmica, população, ilhas de calor, nebulosidade. Campo: queimadas irregulares, poluição do solo. Cidade: inversão térmica, população, ilhas de calor, nebulosidade.
Já os problemas ambientais das zonas rurais brasileiras são causados pela seca, utilização de agrotóxicos, poluição dos lençóis freáticos, caça e pesca predatória, assoreamento dos rios, queimadas e etc.
Zona rural é o espaço compreendido no campo. É uma região não urbanizada, destinada a atividades da agricultura e pecuária, extrativismo, turismo rural, silvicultura ou conservação ambiental. É no espaço rural onde se produz grande parte dos alimentos consumidos no espaço urbano.
O espaço rural é constituído pelas áreas não urbanas. São espaços não ocupados por cidades ou adensamentos populacionais. A maior parte das atividades produtivas típicas desse espaço está relacionada com a agricultura, pecuária e extrativismo.
O Espaço Urbano pode ser definido como o espaço das cidades, o conjunto de atividades que ocorrem em uma mesma integração local, com a justaposição de casas e edifícios, atividades e práticas econômicas, sociais e culturais. ... Para o IBGE, cidades com menos de 20 mil habitantes são consideradas como espaço rural.
Espaço agrário é a área ocupada com a produção agrícola (vegetal, pastagens e florestas), habitações dos agricultores e, ainda, infraestruturas e equipamentos que se relacionam com a atividade mercantil de produção agrícola.
A formação do espaço agrário brasileiro ocorreu de forma a acentuar a concentração fundiária, ou seja, grande parte da quantidade de terras produtivas para a agricultura está concentrada na mão de um grupo pequeno de pessoas, que controla grande parte da produção.
Significado de Agrário Próprio da vida campestre, de quem se dedica a viver no campo ou sobreviver através da agricultura, por oposição ao que é urbano; agrícola. Relativo às medidas sociais, legais e governamentais que visam redistribuir a posse de determinadas terras ou imóveis rurais.
Conceitualmente, a atividade agrária é “aquela na qual se interrelacionem certo trato de terra, o processo agrobiológico e o homem, este agindo profissionalmente e sujeito ao risco biológico, visando a um produto, agrícola, pecuário, florestal ou do extrativismo, e, até, ao beneficiamento, à transformação e à alienação ...
Do ponto de vista científico é insuficiente considerar o Direito Agrário como o Direito da Agricultura, ou de seus profissionais, os agricultores, os trabalhadores ou ainda vinculá-lo aos elementos que envolvem a atividade agrária como o solo, a água, a fauna, a flora, o clima.
A atividade agrária é gênero, seriam suas espécies a atividade agrária de produção, a atividade agrária de conservação dos recursos naturais renováveis e a atividade agrária de experimentação e pesquisa no resumo de Raymundo Laranjeira.
São atividades,cujo o objetivo é cultivar plantas com o objetivo de obter alimentos, fibras, energia matéria-prima para roupa, construções medicamentos etc.
Significado de Mercantil adjetivo Que se refere ao comércio, aos mercadores e às mercadorias. Comercial; que se destina ao comércio ou próprio deste: banco mercantil.
A diferença entre a rural e agrário radica em que: O termo agrário inclui todas as atividades do setor primário; enquanto o termo rural é o mais amplo, incluindo qualquer atividade desenvolvida em espaços não urbanos.
Agrário (agro+ário) adj Que pertence ou se refere ao campo; rural. Agrícola (lat agricultore) adj Que trabalha na agricultura; agrícola. ... Já o Agrário é aquilo que se refere à terra de cultivo. São discussões daquilo que é agrário, por exemplo, a estrutura fundiária brasileira ou a reforma agrária.