Um bom exemplo de animal diurno é o camaleão, que utiliza a luz do dia para se camuflar. Essa espécie costuma ser mais ativa no período da manhã e no final da tarde.
Dia: Camaleão, Galinha, Abelha. Noite: Morcego, Coruja, Gambá.
Os camaleões são exemplos de animais diurnos, cerca de 80 espécies diferentes. O período em que eles estão mais ativos é logo no amanhecer e no fim de tarde. O quati é um animal diurno, porém, é normal que machos adultos também pratiquem algumas das suas atividades durante a noite. Orangotango é um animal diurno.
As corujas são aves que possuem hábitos noturnos. Elas saem a procura de suas caças nesse período, onde há mais chances de encontrar roedores e insetos, que ficam desprotegidos com a visibilidade limitada por causa da falta de luz na noite.
Por ser uma ave noturna, ela representa também o poder feminino, a intuição e a sensibilidade, estando associada à Lua, à noite e aos seus mistérios. A coruja tem um significado forte que varia de cultura para cultura, para os aborígenes, por exemplo, ela representa a alma das mulheres.
As corujas possuem olhos grandes voltados para a frente da cabeça. Entretanto, ela também é capaz de ver ao redor de si, já que consegue girar a cabeça em até 270 graus. Apesar de enxergarem muito bem na noite, não conseguem ver se não houver nenhuma fonte de luz.
Atraia roedores. Pode parecer estranho, mas isso ajudará na atração de corujas. Coloque comida de roedores em seu quintal (tais como milho e grãos) para atraí-los. O motivo é que as corujas são suas predadoras. Se não tiverem uma fonte de comida, não terão motivos para morar em sua propriedade.
17 horas
Muitos sites afirmam que é ilegal possuir uma coruja como animal de estimação, mas eles estão apenas parcialmente corretos. As pessoas podem possuir várias corujas no Brasil. Porém, algumas espécies não podem ser domesticáveis. Você só deve comprar corujas de criadores autorizados pelo IBAMA.
A reprodução da Coruja Buraqueira começa entre março ou abril. Ela faz seu ninho em buracos no solo, aproveitando antigas tocas de tatu ou de outros animais. O casal se revezando, alarga o buraco, cava uma galeria horizontal usando os pés e o bico e por fim forra a cavidade do ninho com capim seco.
A ave está machucada: Se a ave estiver visivelmente ferida, talvez por um choque contra uma janela ou por ter sido machucada por um animal doméstico, contate imediatamente um CETAS – Centro de triagem de animais silvestres –ou IBAMA.
Se você encontrar uma ave ferida, por exemplo um passarinho machucado por gato, deve sempre tentar levá-la a um centro de recuperação, onde eles oferecerão assistência veterinária e tentarão salvá-la.
Com cuidado, erga o passarinho ferido e coloque-o na caixa, levando em seguida ao veterinário. - Não mexa muito no pássaro: depois de colocá-lo em um lugar seguro e aquecê-lo, é melhor deixá-lo em paz. É essencial que não o alimente e não o manuseie sem necessidade.