No atletismo, as corridas com barreiras se subdividem em dois grupos: as de 100m ou 110m, disputadas por atletas femininas e atletas masculinos, respectivamente, e as de 400m. O objetivo é que o atleta chegue ao final do trajeto saltando por cima de barreiras postas na pista.
Corridas com barreiras são provas do atletismo olímpico e consistem em corridas de velocidade que têm no percurso várias barreiras que os atletas têm que ultrapassar. Os 100 metros com barreiras é uma prova realizada por mulheres e é a primeira prova do heptatlo.
As provas femininas são exercícios de solo, salto sobre cavalo, barras assimétricas e trave de equilíbrio. Alguns ginastas são treinados para todos os tipos de provas.
Os aparelhos (provas) femininos são a trave, o solo, o salto sobre a mesa e as barras assimétricas. Tais aparelhos, durante as apresentações femininas, colocam maior ênfase na vertente artística e de agilidade. Em comum, homens e mulheres possuem as provas de solo e salto, com nuances de diferenciação.
100 metros, 200 metros, 400 metros, 800 metros, 3.
Masculino