A estrutura do olho humano é complexa e apresenta como partes mais conhecidas: a íris, a pupila, o cristalino e a retina. Nessa última, estão os fotorreceptores.
Cada uma das partes que forma a anatomia do olho é responsável por uma atividade. Juntas, permitem enxergamos com clareza e nitidez. Muitas dessas partes trabalham em conjunto, ou em sequência, passando para sua sucessora a informação inicial que chega com a luz.
Como funciona o Olho Humano?
Anatomia do olho humano: descubra quais são as partes de um olho
Verificado por especialistas A parte que se caracteriza por ser uma abertura pela qual a luz entra no olho é denominada pupila. Essa pequena abertura que controla a quantidade de luz que entra no olho, fica na íris, assim, oO diâmetro dessa abertura é determinado pela contração da íris.
A estrutura do olho humano é complexa e apresenta como partes mais conhecidas: a íris, a pupila, o cristalino e a retina. Nessa última, estão os fotorreceptores. O olho humano é um órgão fotossensível complexo que está relacionado com nossa capacidade de visão.
A pupila funciona como o diafragma da máquina, controlando a quantidade de luz que entre no olho. Ou seja, em ambientes com muita luz a pupila se fecha e em locais escuros a pupila se dilata com o intuito de captar uma quantidade de luz suficiente para formar a imagem.
A úlcera da córnea é uma infecção ocular que provoca uma ferida aberta sobre a córnea (a camada transparente na frente da íris e da pupila). Lentes de contato, lesões, doenças, medicamentos e deficiência nutricional podem fazer com que feridas abertas (úlceras) formem-se sobre a córnea.
Na maioria dos casos, as causas para a úlcera de córnea são de origem infeciosa, podendo esta ser provocada por bactérias, vírus, fungos, etc. Algumas infeções como a ceratite e a conjuntivite podem evoluir para úlceras de córnea se não forem tratadas atempada e corretamente.
Como é feito o tratamento A primeira opção de tratamento para uma úlcera de córnea geralmente é o uso de antibióticos ou antifúngicos, para eliminar uma possível infecção por bactérias ou fungos.
O tratamento para o arranhão da córnea é simples e pode ser feito em casa com: uso de compressa gelada, colírios lubrificantes e proteção na região dos olhos”, diz a oftalmologista.
O que fazer quando meu filho machucar o olho?
Geralmente o tratamento é a base de colírios e o uso do colar elisabetano para evitar auto traumatismos e a piora da lesão. Nos casos mais sérios, muito avançados, ou até em perfurações da córnea, o tratamento é cirúrgico, realizado com equipamentos especiais.
7 dicas de especialista para limpar corretamente os olhos
8 dicas para a correta higiene ocular
"Para manter a umidificação dos olhos, o melhor é pingar um lubrificante prescrito pelo médico. Sem alternativa, o soro pode ser usado, mas prefira o produto em versão flaconete, que é pequena e pode ser descartada após o uso", indica o oftalmologista Omar Assae, do Hospital Cema, em São Paulo.
Como garantir uma boa higiene bucal?