Se consumidas de maneira abusiva, as sementes podem trazer problemas para a saúde. Daniela explica: "Ingerindo de forma errada, elas podem trazer desconforto, irritação na parede intestinal e até aumentar o nosso peso.
O gergelim pode ser consumido em sua forma natural, em forma de sementes, ou utilizada para fazer pastas, pães, bolos ou biscoitos, por exemplo.
Rico em fibras, o gergelim dá sensação de saciedade e melhora o trânsito intestinal, entre outros benefícios. Os benefícios do gergelim estão relacionados às suas fibras, que ajudam a melhorar o funcionamento intestinal e a reduzir os níveis de colesterol no organismo.
Como consumir: Não é difícil inserir o gergelim na dieta, especialmente por ser suave e não alterar o sabor de outros alimentos. Além de poder ser polvilhado em pães, tortas e biscoitos, ele ainda pode acompanhar o iogurte ou uma variada salada de frutas.
Benefícios do gergelim
Além de ser fonte importante de proteínas, o gergelim preto também possui uma quantidade maior de cálcio em comparação ao branco. Ele é ótimo para a saúde dos ossos, dentes e músculos do corpo. Por isso, pode ser sempre usado em diferentes receitas.
Modo de preparo Coloque o gergelim preto na água e deixe ferver por cinco ou sete minutos. Coe. Tome a água de duas a três vezes por dia. Sinta-se livre para acrescentar outros chás laxativos, como camomila ou dente de leão.
Em uma frigideira, coloque o óleo vegetal, acrescente o gergelim triturado e deixe no fogo baixo. Quando começar a ferver, mexa por 5 minutos. Depois, espere esfriar e, então, passe a mistura por uma peneira para recolher o óleo. Prontinho!
O óleo de gergelim é uma gordura deliciosa e saudável para adicionar à sua dieta. Graças ao seu conteúdo antioxidante e suas propriedades anti-inflamatórias, pode beneficiar o seu coração, as articulações, a pele, o cabelo e muito mais.
Benefícios do gergelim
O gergelim preto é um forte aliado no tratamento e na prevenção da osteoporose, estimula o bom funcionamento cerebral, ajuda a reduzir o colesterol e previne doenças cardiovasculares, AVCs e tromboses.
O gergelim, também conhecido como sésamo, é a semente de uma planta originária do Oriente, de nome científico Sesamum indicum. Além de deliciosas, as sementes de gergelim trazem muitos benefícios, como melhorar a saúde óssea, proteger contra radiação, câncer, hipertensão, diabetes e inflamação.
Enquanto o óleo de gergelim pode ser consumido por seus benefícios para a saúde, ele também pode ser usado topicamente para feridas e queimaduras. O ozônio é um gás natural que pode ser usado medicamente. Seu uso clínico remonta a 1914, quando foi usado para tratar infecções durante a Primeira Guerra Mundial.