Com relação aos aspectos naturais, o Centro-Oeste brasileiro apresenta clima tropical semiúmido e úmido, com duas estações bem definidas – uma chuvosa e uma seca. O bioma predominante é o cerrado, mas também há o pantanal e áreas de florestas.
Está localizada entre os planaltos Central, Meridional e o relevo pré-andino. Possui dois tipos de relevo principais: Cordilheiras - pequenas áreas elevadas que não sofrem inundações, e Baías ou lagos - partes mais baixas, que inundam durante o período chuvoso.
Na região Centro-Oeste, a economia é destaque nos setores primário e secundário, agropecuária e indústrias, respectivamente. A agricultura em alguns estados é favorecida pela existência de terra roxa, um solo fértil originado de composição basáltica, muito comum em algumas áreas de Mato Grosso.
A região Centro-Oeste é a segunda maior do país em extensão territorial, e a menos populosa. Composta pelos estados de Goiás (GO), Mato Grosso (MT), Mato Grosso do Sul (MS) e o Distrito Federal (DF), onde está situada a capital do País, Brasília, a região não possui lugares com grandes altitudes.
A região Centro-Oeste é formada pelos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e pelo Distrito Federal. Sua área é de 1.
Roraima é o estado
Roraima é o estado
Sergipe
Você sabia que o maior estado do Brasil é o Amazonas? Sua extensão territorial (1.km²) supera os territórios das regiões Sul e Sudeste. O menor município do Brasil é Santa Cruz de Minas, no estado de Minas Gerais, com extensão territorial de 3,565 km².
Veja a seguir quais são os 10 maiores estados do Brasil:
Lista