Tais nomes falsos ou pseudônimos são escolhidos porque os poetas se consideram pastores de ovelhas, ou seja, os escritores se consideravam com mais de uma identidade: a identidade real, que corresponde à sua verdadeira identidade; e uma ou mais identidades especiais, utilizadas para compor as poesias.
Principais autores brasileiros: Santa Rita Durão, Basílio da Gama, Cláudio Manuel da Costa, Tomás Antônio Gonzaga, Silva Alvarenga e Inácio José de Alvarenga Peixoto.
Há muitos autores que optam por adotar um pseudônimo quando publicam livros em um gênero diferente do de costume. Foi o caso de Agatha Christie, famosa pelos seus romances policiais e que publicava sob o pseudônimo Mary Westmacott quando queria se distanciar de sua reputação de “rainha do crime”.
Pastoralismo ou Panteísmo: o poeta árcade assume um pseudônimo pastoril e reage intelectualmente como um pastor perante seu rebanho, sua amada e a Natureza. Racionalismo e Universalismo: a fé e a crença religiosa são deixadas de lado, o homem assume um comportamento racional, experimental diante do mundo.
O arcadismo foi um movimento literário europeu do século XVIII. Caracterizou-se por retomar as temáticas da Antiguidade greco-latina e pela ênfase em descrições bucólicas da natureza. O nome dessa escola estética refere-se à Arcádia, região campestre da Grécia Antiga onde viviam pastores e poetas.
O Arcadismo foi um movimento literário que ocorreu no século XVIII e que foi influenciado pelo Iluminismo e pelo avanço industrial europeu. O Arcadismo foi o principal movimento literário do século XVIII. ... Os escritores árcades são conhecidos por oporem-se ao estilo barroco, inspirando-se em preceitos do Iluminismo.
O que é Arcadismo: O Arcadismo foi um movimento literário que surgiu na Europa no século XVIII. O movimento foi caracterizado pela valorização da vida bucólica, vivida no campo e com simplicidade. O Arcadismo também valorizava muito os elementos da natureza.