O consumo regular de banana verde pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue, prevenindo ou combatendo a diabetes, por exemplo. Isso por que o amido e as fibras presentes na banana verde evitam que a concentração de açúcar se elevem muito após uma refeição.
"Qual a melhor? Se for para fornecer mais energia e potássio ao mesmo tempo, é a da terra. Se for para ter apenas mais potássio é a nanica. E se for a menos calórica são as do tipo prata ou maçã", revela a nutricionista Adriana Ávila.
Muito madura Os especialistas deixam claro que o conteúdo nutricional não muda dependendo de quão madura é a banana. As únicas coisas que são afetadas pela maturação da fruta é o sabor e como ó corpo processa o açúcar.
Mas quais os riscos de consumir fruta oxidada? Em boa verdade, não há malefícios (do que li e averiguei), apenas menos benefícios. A oxidação está associada a perda de vitaminas. Não existem perigos de comer alimentos oxidados, apenas estaremos a consumir menos vitaminas.
Isso porque o excesso da fruta desacelera o trato gastrointestinal (o que pode ser sentido com prisão de ventre). Em casos extremos, você pode até mesmo correr o risco de toxicidade de potássio (embora este seja mais possível de acontecer em crianças). A recomendação é não comer mais do que duas bananas por semana.