Os acordes com sétima são extremamente importantes para uma música, uma vez que exercem a função de tensão, ou seja, quando você o toca sente que precisa resolver logo, que precisa tocar outro acorde. Um exemplo seria se você tocasse o acorde de C7 e depois tocasse o acorde F.
Ele é formado pelas notas Dó, Mi, Sol, Si, que correspondem aos graus 1, 3, 5 e 7. Essa é a tétrade desse acorde, ou seja, as notas Dó, Mi, Sol, Si são as chamadas “notas de acorde” do C7M. Se acrescentássemos alguma nota a esse acorde, por exemplo, a nona, o acorde ficaria: C7M(9).
Informação do acorde Ré nona (D9) para piano.
Informação do acorde Ré menor (Dm) para piano.
os acordes com nona geralmente são usados nos 1° e 4° graus. é possivel usar a nona também em acordes menores(particulamente acho um som meio "sombrio" rsrs), mas em muitos casos fica bem bonito. para dar um embeleze no som produzido.
A Cadd9 não parte de um acorde sétima. A formação do Cadd9 é simplesmente fazer o Dó Maior e acrescentar a nona nota, no caso a nota Ré. O nome é exatamente o que significa: Um Dó Maior com a nota nona adicionada.
C9 - Dó com nona.
Si menor (abreviatura no sistema europeu Si m e no sistema americano Bm) é a tonalidade que consiste na escala menor de si, e contém as notas si, dó sustenido, ré, mi, fá sustenido, sol, lá e si. A sua armadura contém dois sustenidos. A sua tonalidade relativa é ré maior e a sua tonalidade paralela é si maior.
Lá maior (abreviatura no sistema europeu Lá M e no sistema americano A) é a tonalidade que consiste na escala maior de lá, e contém as notas lá, si, dó sustenido, ré, mi, fá sustenido, sol sustenido e lá. Sua armadura tem três sustenidos.
O último acorde que nos falta então é o si, para completar os famosos do re mi fa sol la e si. E ele aparece nas cifras indicado pela letra B maiúscula.
Se na parte da frente do braço do violão você tem 4 dedos livres para utilizar apertando as cordas e precisa apertar 6 cordas em lugares diferentes, poderá utilizar a pestana para resolver o aperto de mais de uma corda ao mesmo tempo na mesma casa, podendo assim apertar as 6 cordas, entretanto para eliminar as pestanas ...
Como afinar o violão: aprenda as notas e os nomes das cordas
Si Maior (B) - Violão.
Pautada acima do pentagrama, a cifra propõe cada conjunto. A, B, C, D, E, F, G – representam as doze fundamentais. Lá, si, dó, ré, mi, fá e sol. E que podem ser alteradas em um semitom ascendente ou descendente, respectivamente sustenido e bemol.
A = LÁ, B = SI, C = DÓ, D = RÉ, E = MI, F = FÁ, G = SOL ou H = SOL, em alemão.
Para cada letra, escreva uma palavra que começa com a letra da cifra e contenha uma sílaba que seja o nome da própria nota. Por exemplo: A = Lá → AuLA; B = Si → BaCIa (apesar de ser com c, o fonema é o mesmo da nota);
Dica 3 para decorar cifras: comece com músicas simples Pegue cifras mais simples, com 2, 3 ou 4 acordes, por exemplo, e comece a estudá-las. Se possível, escolha músicas com acordes maiores e alguns menores, evite as com acordes com sétima menor, maior, etc, assim: C7, CM, etc. Isso irá complicar as coisas no começo.
Um acorde Ab na tonalidade de C não é natural ao campo, ou seja, não é um acorde diatônico, mas também não é de empréstimo modal. Normalmente este acorde precede a um acorde G ou G7, e o Ab também teria a 7a menor.