Engrenagens cônicas servem para transmitir torque e velocidade angular na construção de máquinas e equipamentos. O ângulo do eixo corresponde a 90°, ângulo de pressão a 20°.
Engrenagens são elementos mecânicos compostos de rodas dentadas que se ligam a eixos, aos quais imprimem rotação e torque, transmitindo assim potência. As velocidades rotacionais e os torques de duas engrenagens diferem em proporção aos seus diâmetros.
O FUNCIONAMENTO DE UMA CAIXA DE REDUÇÃO DE VELOCIDADE. A caixa de redução de velocidade é composta de engrenagens que permitem reduzir a velocidade do movimento de rotação dos motores de uma máquina, transferindo-a para os eixos de tração do equipamento.
A caixa de câmbio consiste no conjunto de elementos cujo objetivo é modificar o torque motor e o regime de rotação do virabrequim.
Para calcular, basta multiplicar a força aplicada pela distância entre o local de aplicação de força e o centro da rotação.
Se a polia movida é maior que a motora, a velocidade transmitida para a máquina é menor (menor rpm). Para calcular o RPM das polias é só aplicar a seguinte expressão matemática: Onde n1 e n2 são as rpm das polias motora e movida, respectivamente, e D 2 e D1 são os diâmetros das polias movida e motora.