Em anatomia, uma sutura é um tipo de articulação fibrosa, em que os ossos são mantidos juntos por várias camadas de tecido conjuntivo denso não modelado (fibroso); as suturas ocorrem entre os ossos do crânio.
O crânio é composto de quatro suturas primárias (metópica, sagital, coronal e lambdoide), três suturas secundárias (frontonasal, escamosa temporal e frontoesfenoidal) e quatro ossos principais (temporal, frontal, parietal e occipital).
As suturas são aquelas articulações encontradas nos ossos do crânio. Já a sindesmose é aquela encontrada entre a tíbia e a fíbula. ... Quando a cartilagem é hialina, a articulação recebe o nome de sincondrose e, quando a cartilagem é fibrosa, recebe a denominação de sínfise.
A sinostose radioulnar proximal é uma malformação esquelética dos membros superiores caracterizada por fusão óssea do aspecto proximal do rádio e da ulna, sendo o terço proximal o mais comum. A luxação congênita da cabeça do rádio pode ocorrer isolada ou em associação à sinostose radioulnar proximal.
Existem dois tipos de articulações cartilaginosas: as sincondroses e as sínfises. Essas últimas possuem entre os ossos cartilagem fibrosa. Como exemplo, podemos citar as articulações presentes entre as vértebras, que possuem entre elas o disco intervertebral.
A alimentação tem importantes funções no nosso organismo. Quando o assunto é articulações, a alimentação age dando compostura ao líquido sinovial. Esse líquido é responsável pela lubrificação das articulações, ajudando na redução do impacto entre elas.