18
século XXI
Dentre os fatos importantes da história do Brasil durante o século XIX estão: chegada da família real portuguesa ao Brasil (1808), Independência do Brasil (1822), Promulgação da 1ª Constituição do Brasil (1824), Dom Pedro I deixando o trono (1831), Início da Guerra dos Farrapos (1835), Dom Pedro II assumindo o trono ( ...
As exportações de borracha deram um salto impressionante, sempre em ascensão desde a década de 1820 até a virada do século. Já o café e sua produção em larga escala apresentaram resultados prospectivos ao ponto de se tornar a referência econômica do Brasil ao longo do século XIX.
Entre o início e a metade do século 19, nossa sociedade ainda era caracterizada de um lado pelo elite dominante:larifundarios, escravocrata e grandes comerciantes...do outro, pela massa de pobres camponeses e escravos... quase não havia classe média. ... E também o século XIX foi um século muito escravagista.
O Brasil ganhou mais autonomia – surgiram as primeiras fábricas e instituições brasileiras, como bolsa de valores locais e um banco nacional. As fazendas se modernizaram e as cidades se desenvolveram, atraindo imigrantes. Os escravos trabalhavam em grandes propriedades rurais e em minas de ouro.
O que foi o Século XIX: Foi uma fase de inúmeras mudanças na história mundial, marcada por revoluções, descobertas, críticas e inovações. No século XIX ocorreram muitos conflitos e revoluções que marcaram a história mundial e a história do Brasil, como a Revolução de 1848 e a Proclamação da República no Brasil em 1889.
Foi nesse período que se mudou a forma de governo, foi feita a Constituição, se iniciou a substituição do trabalho escravo pelo trabalho assalariado e as fazendas de café e outras lavouras brasileiras modernizaram-se. As cidades cresceram e nelas as primeiras indústrias se instalaram.
O produto que marcaria o período começa a ganhar importância por volta do meio do século, constituindo-se logo no principal produto de exportação do país, chegando quase a preencher toda a pauta de exportação: esse produto era o café, e sua importância para a economia brasileira duraria ainda quase cem anos, ...
O primeiro produto a ser "exportado" foi o Pau-Brasil. Nos primeiros 30 anos de colonização, esse produto era retirado das terras brasileiras e encaminhado para a Europa. Da sua madeira, era extraído os pigmentos que serviam para tingir tecidos. Nessa época, não foi criado nenhum núcleo populacional no Brasil.
Para concluir, o ciclo do café foi marcado Por volta do século XIX a indústria cafeeira teve seu crescimento, com fazendas espalhadas pelo território brasileiro e o trabalho de imigrantes, sendo o principal produto de exportação do país durante esse período, inclusive abrindo portas que revolucionaram o mercado ...
As duas principais mudanças econômicas ocorridas no século XIX foram o avanço da industrialização e a expansão do método capitalista de produção, com o consequente desenvolvimento do socialismo científico.
Durante o período colonial, a principal atividade econômica foi o plantio e exportação da cana de açúcar, até meados do século XVII. No início da colonização, o território foi explorado com a extração de recursos naturais, como árvores, peles de animais, ervas, entre outros.
Em meio a essas questões, que merecem ênfase na sociedade capitalista contemporânea, está o valor do mundo do trabalho. A mudança nas relações de trabalho, a flexibilização, a concorrência e o medo do desemprego são fatores que preocupam a classe laboral.
A modernidade construiu-se em meio aos conflitos ideológicos da razão objetiva instrumental, utilizada como ferramenta de abordagem de questões do pensamento humano e de sua realidade. Assim, o pensamento tradicional, ligado ao pensamento teológico e religioso, foi progressivamente abandonado.
A ginástica se consolidou em 1881 e iniciou nos jogos olímpicos em 1886. No Brasil, chegou no fim do século XIX, sendo que, o primeiro campeonato nacional ocorreu em 1950.
Resposta. Resposta: foi ganhando mais tecnologia e equipamentos além de reconhecimento.
A principal transformação foi na paisagem, onde haviam árvores foram tomadas por fábricas e indústrias, prédios e avenidas começaram a surgir, a urbanização foi se tornando cada vez mais densa, modificando todo o espaço.