A colecistite consiste em uma inflamação da vesícula biliar, geralmente decorrente da obstrução do duto cístico provocada por um cálculo. Normalmente, as pessoas sentem dor abdominal, febre e náuseas. A ultrassonografia geralmente pode detectar sinais de inflamação na vesícula biliar.
As pedras na vesícula podem ser tratadas através do procedimento de litotripsia extracorpórea, que são ondas de choque que quebram as pedras em pedaços menores, mais fáceis de atravessar os ductos biliares até o intestino, onde serão eliminadas pelas fezes.
Não há tempo de duraçao de uma colica biliar. Pode durar desde horas a dias! Porém se as dores estão persistindo tanto assim, aconselho a ir ao Pronto Socorro para ser avaliado por um médico, afinal, ele pode estar com Colecistite aguda (inflamaçao e infecçao da vesicula viliar), tornando-se uma urgencia cirúrgica.
Essa inflamação pode ser classificada em dois tipos: aguda e crônica. Aguda: normalmente aparece sem motivos aparente, provoca dor forte no abdômen por aproximadamente 6-8 horas e depois some por uma ou mais semanas.
Episódios agudos de cólica biliar costumam durar de 2 a 6 horas. A dor da colecistite é semelhante a cólica biliar, porém dura mais de 6 horas. Febre, calafrios e náusea são comuns. Distensão abdominal pode acompanhar o quadro.
Após a cirurgia para retirada da vesícula, é indicado repouso inicial, mas logo que se consiga levantar, após 1 a 2 dias, é possível fazer pequenas caminhadas e atividades sem esforço.
Os Vestígios de dióxido de carbono: Durante a cirurgia da vesícula biliar, ar ou dióxido de carbono é bombeado para dentro da cavidade abdominal. Ele é removido mais tarde. Mas a esquerda sobre os traços de dióxido de carbono pode causar dor abdominal ou dor nas costas ou dor do lado direito após a cirurgia.
Os movimentos mais intensos devem ser evitados no tronco e membros superiores por até dois meses depois da cirurgia. Portanto, a mulher pode ter relações sexuais depois do período de 15 dias, desde que seguindo as recomendações médicas e tendo cuidado com os movimentos realizados.