O embotamento emocional é definido como uma dificuldade de sentir e expressar emoções autênticas, porém é muito mais do que isso. Trata-se de um modo desadaptativo de lidar com contextos (estímulos, pessoas e ambientes) geradores de emoções negativas.
Perda da capacidade para modular e mudar as emoções.
A afetividade é um estado psicológico do ser humano que pode ou não ser modificado a partir das situações. Segundo Piaget, tal estado psicológico é de grande influência no comportamento e no aprendizado das pessoas juntamente com o desenvolvimento cognitivo.
Em contraste, a regulagem emocional é definida como a habilidade relativa de tolerar aspectos dolorosos (a chamada tolerância de afeto), juntamente com a habilidade de reduzir o desgaste interior sem recorrer a mecanismos de defesa (chamada modulação de afeto).
Quando existe uma incongruência entre o afeto expresso e a situação vivenciada, por exemplo, quando um doente afirma estar alegre, mas sua mímica é de tristeza, constitui uma alteração qualitativa da afetividade e caracteriza-se por uma inadequação do afeto tipo: a) paratimia.
substantivo masculino Sentimento de imenso carinho que se tem por alguém ou por algum animal; amizade: o beijo é uma demonstração de afeto. Algo ou alguém que é alvo desse sentimento: seu afeto eram os netos.
O afeto é um sentimento de carinho por alguém, que se manifesta de várias maneiras, como amizades, namoros e relações familiares. Para a psicologia, a afetividade é a capacidade do ser humano de experimentar tendências, emoções, paixões e sentimentos.
Sentir esta reciprocidade autêntica que tanto nos nutre, que tanto nos tranquiliza. O carinho, o afeto e o amor podem ser demonstrados de muitas formas diferentes. ... A sua forma de demonstrar o amor pode ser, para eles ou para elas, dormir próximos, fazer surpresas ou “simplesmente estar”.
Geralmente, as pessoas acreditam que emoção e sentimento são a mesma coisa. Uma espécie de sinônimo. ... Enquanto as primeiras se referem a uma reação instintiva, uma resposta neural para os estímulos externos, tal como o choro ou o riso, os sentimentos, em geral, refletem como a gente se sente frente a uma emoção.
Basicamente, a emoção é um conjunto de respostas químicas e neurais que surgem quando o cérebro sofre um estímulo ambiental. Já o sentimento é uma resposta à emoção, ou seja, se trata de como a pessoa se sente diante de tal emoção.
Emoções na Bíblia Evite a ira e rejeite a fúria; não se irrite: isso só leva ao mal. Todos os dias do oprimido são infelizes, mas o coração bem disposto está sempre em festa. Mas eu lhes digo: Não resistam ao perverso. Se alguém o ferir na face direita, ofereça-lhe também a outra.
"O que confia no seu próprio coração é insensato, mas o que anda sabiamente escapará" - Provérbio 28 - 26. Confiar no próprio coração é agir pelas emoções. ... Em qualquer situação, todos nós podemos escolher entre a emoção e a razão, porém, pela razão, nossas atitudes tendem a ser mais consistentes.
É Jesus que vem e dá a vida por nós, tudo, com o sofrimento do coração. O nosso Deus tem sentimentos. O nosso Deus ama-nos com o coração, não nos ama com ideias, mas com o coração. Quando nos acaricia, afaga-nos com o coração, e quando nos repreende, como um bom pai, fá-lo com o coração, sofre mais do que nós.
As emoções encontradas foram: admiração, adoração, apreciação estética, diversão, ansiedade, temor, estranheza, tédio, calma, confusão, desejo, nojo, dor empática, encantamento, inveja, excitação, medo, horror, interesse, alegria, nostalgia, romance, tristeza, satisfação, desejo sexual, simpatia e triunfo.
Uma única emoção pode gerar diversos tipos reação, que podem ser positivas ou negativas. O cérebro tem uma estrutura chamada sistema límbico, que é responsável pelas emoções e sentimentos. Quando recebe um estímulo, o sistema límbico envia mensagens para o cérebro, que produz repostas e cria um estado emocional.
A pesquisa identifica cinco emoções consideradas básicas: Medo, Alegria, Raiva, Tristeza e Afeto/Amor. Essas cinco emoções aparecem no ambiente de trabalho. Fico com raiva depois de receber uma avaliação de desempenho negativa. ... Emoções são diferentes de sentimentos, de humores e de personalidade.
Existe uma teoria famosa na psicologia de que existem seis emoções básicas e universais entre os seres humanos: felicidade, tristeza, medo, surpresa, raiva e nojo.
Podemos apontar quatro emoções básicas: felicidade, tristeza, ansiedade e raiva. Para identificar suas emoções, antes de qualquer coisa você precisa conhecer aquilo que está sentindo. Para isso, o primeiro passo é se perguntar, com sinceridade, o que está realmente se passando contigo.
Escreva um diário, debata sua crítica interna, busque lugares tranquilos, em resumo, aprenda a entender sua mente. Antes de ficar com raiva, culpar-se ou bloquear-se, escute o seu interior, afaste as emoções e os sentimentos negativos da sua mente.
Evite demonstrar emoções pela maneira como se senta ou fica em pé.