Imagem oblíqua é aquela feita de forma diagonal, cuja característica é vê-la um pouco torta.
São definidas como retas concorrentes aquelas que se cruzam em um único ponto, formando quatro ângulos. De acordo com as medidas desses ângulos, elas ainda podem ser consideradas retas perpendiculares ou retas oblíquas.
As retas paralelas são, basicamente, duas linhas retas que não apresentam um ponto em comum. Em outras palavras, são duas retas que não se encontram, mas que, necessariamente, tem o mesmo sentido. Outra característica que as definem é que elas mantêm a mesma medida de inclinação, chamado de coeficiente angular.
Dizemos que duas retas são perpendiculares se elas se cruzam num ponto comum entre si e formam um ângulo de 90°. Esse ângulo é chamado de ângulo reto. Para representarmos que duas retas r e s são perpendiculares entre si, utilizamos o símbolo ⊥.
Quando os 4 ângulos formados por elas são iguais a 90º, elas são chamadas de perpendiculares. Na figura abaixo as retas r e s são perpendiculares. Já se os ângulos formados forem diferentes de 90º, elas são chamadas de concorrentes oblíquas. Na figura abaixo representamos as retas u e v oblíquas.
Já as ruas perpendiculares, a partir do mesmo raciocínio de retas perpendiculares, são aquelas que se cruzam em determinado momento (ponto de intersecção), formando uma ângulo reto (90 graus) e, portanto, possuem ponto em comum.
Para construir uma reta perpendicular a uma reta, basta clicar em Reta Perpendicular e, em seguida, clicar na reta e por último clicar em um ponto sobre a reta ou não pertencente a ela. Na figura abaixo a reta s é perpendicular a reta r por um ponto A não pertencente a r.