substantivo feminino Qualidade de inculto, de pessoa sem cultura ou erudição. Ausência de cultura, de ilustração.
Culta é a pessoa que possui cultura, que é instruída, civilizada ou informada, que tem conhecimento sobre vários assuntos. Inculta é uma pessoa que não consegue ou não tem interesse em sair do senso comum.
O sentido de cultura é amplo. O que nos interessa aqui é saber que a cultura corresponde a um conjunto de hábitos, crenças e conhecimentos de um povo ou um determinado grupo artístico (literário, dramatúrgico, musical, derivado das artes plásticas etc.) que cultiva, de algum modo, um padrão estético semelhante.
Então podemos dizer que a função da cultura na sociedade é que a cultura faz parte de cada estado e assim podemos saber o que aconteceu e está ainda integrado, como festas e eventos sobre a cultura de seu estado/país então sem a cultura a sociedade ia viver vazia sem nada a fazer.
Na Indústria Cultural, se fabricam ilusões padronizadas e extraídas do manancial cultural e artístico. Estas se mercantilizam sob o aspecto de produtos culturais voltados para obter lucro. Além disso, tem o intuito de reproduzir os interesses das classes dominantes, legitimando-as e perpetuando-as socialmente.
O termo sociedade de massa é utilizado para descrever a nova ordem social, que se caracteriza pela convivência de grandes grupos em um mesmo contexto social. Falamos em sociedades de massa geralmente quando nos referimos a um tipo de organização social bastante específico e recente.