O Proteinuria, também referido às vezes como a albuminúria ou a albumina da urina, é uma norma sanitária caracterizada por uma concentração anormal de proteína na urina.
Diagnóstico de Doença Renal Crônica: Avaliação de Proteinúria e Sedimento Urinário. Volume urinário de 24 horas: Em adultos sao considerados normais valores menores que 150mg embora, dependendo da metodologia utilizada, possam ser considerados normais valores abaixo de 300mg.
A proteinúria (presença de proteínas na urina) só ocorre quando os rins estão doentes. A realização do exame de urina 24 horas permite tanto apontar a presença das proteínas totais quanto dosar a albumina na urina (albuminúria). Valores de referência: Proteinúria: menor que 150mg em 24 horas.
Proceder a dosagem da urina de 24 horas utilizando uma alíquota do volume total. Esta alíquota deve ser centrifugada. A concentração em mg/24h é obtida utilizando-se o resultado da dosagem da alíquota (mg/dL) multiplicando este valor pelo volume total urinário (mL) e dividindo o resultado por 100.
a) Volume — 0 fluxo urinario de 24 horas oscila entre 500 e 1500ml e está na dependência do estado de hidratação do indivíduo. Esse estado, por sua vez, varia de acordo com a ingestão de proteínas, sal e água e, também, com as perdas por vômitos, sudorese, diarréia e outras causas.
Para fazer este exame, é necessário coletar toda a urina em um recipiente próprio durante um período de 24 horas, devendo ser levada ao laboratório que irá analisar os valores./span>
A proteinúria avalia a quantidade de proteínas na urina, usada para monitorar a função renal e para detectar lesão ou doença renal no início. Um exame semiquantitativo utilizando tiras reagentes, que faz parte da urinálise, é usado para triagem da população em geral./span>
As proteínas podem ser detetadas facilmente na urina por meio do exame de urina de tipo 1, também conhecido EAS, em que uma tira de papel com reagentes químicos é mergulhada na amostra de urina, e caso exista grande quantidade de proteína na amostra, uma parte específica da tira muda de cor./span>
Cuidados após o exame de urina A urina deve ser entregue em no máximo duas horas após ser colhida. Caso isso não seja possível, a amostra pode ser mantida em geladeira até a entrega, mas vale conferir na clínica ou posto o prazo pelo qual o material pode ser armazenado.
- Fechar bem o frasco e caso haja algum respingo na parte externa do frasco, lave-o e enxugue-o. - Enviar a amostra de urina ao laboratório o mais rápido possível ou conservá-la na porta da geladeira por no máximo 2 horas (não congelar).
Se a coleta de urina for realizada em casa até quanto tempo posso levá-la ao laboratório? Até no máximo 2 horas após a coleta, para que microorganismos contaminantes não influenciem no resultado do exame.
Fezes e Urina após coletados não devem ser conservados em geladeira, e devem ser encaminhados ao laboratório até 2 horas após a coleta.
Colher de preferência a primeira urina da manhã. Abrir o frasco somente na hora da coleta para evitar a contaminação. Realizar higiene das áreas genitais com água e sabão, para evitar contaminação, fazer a secagem destas áreas. Desprezar o primeiro jato de urina, colhendo-se o jato médio em diante.
Manter a urina na geladeira, durante toda a coleta. Ingerir a quantidade de água de costume durante o dia da coleta. Evitar o uso de medicamentos no dia da coleta. Caso contrário, comunicar ao laboratório.
Lavar as mãos, realizar assepsia da região genital, e colher o jato médio (meio) da urina, sem interromper o fluxo; O tempo decorrido entre a coleta e a análise da amostra sem conservante é de no máximo 2 horas à temperatura ambiente, ou em até 24 horas sob refrigeração./span>
A urina pode ficar até 2 horas em temperatura ambiente, no entanto, o recipiente deve ser entregue o mais rápido possível no laboratório, para que os resultados sejam mais fiáveis./span>