O conhecimento científico é um saber disciplinado que se alcança por meio de critérios como a observação, a experimentação e a crítica. Logo, a ciência é uma especialidade de pensamento – ela só é produzida a partir de pesquisas feitas por cientistas treinados.
Realmente há uma grande desigualdade na distribuição dos benefícios da ciência entre países e entre regiões de um mesmo país. O uso inadequado e ou a ausência de uso do conhecimento científico é também uma fonte de problemas que podem pôr em risco o próprio homem, ou até mesmo o planeta como um todo.
Resposta: Vários. Menor Expectativa de Vida: Sem a medicina atual, os humanos morreriam de doenças consideradas simples pela medicina. Menor Conhecimento Cientifíco: Isso poderia por em risco, vidas humanas, imagine se os cientistas nunca tivessem descoberto que o amiantro é cancerígeno ou que o alcóol é inflamável.
Para conseguir alcançar esse conhecimento mais adequado, mais fiel à realidade, a ciência busca o desejado equilíbrio entre as duas dinâmicas do conhecimento, isto é, a constante renovação e a consolidação dos conhecimentos já construídos.
O contributo da ciência para a sociedade é inquestionável, na medida em que possibilita avanços nos campos da saúde, da alimentação, do ambiente, da tecnologia, da energia e muitos outros, melhorando a qualidade de vida das populações e enriquecendo as sociedades intelectual e culturalmente.