Diversos fatores podem estimular ou inibir a produção da insulina. Por exemplo, exercícios físicos, jejum e substâncias como galanina e pancreastamina inibem sua produção. Por outro lado, aminoácidos (arginina, lisina e alanina), cálcio, potássio, glucagon, secretina e colestocinina estimulam a secreção desse hormônio.
A absorção dos carboidratos pelas células do intestino delgado é realizada após hidrólise dos dissacarídeos, oligossacarídeos e polissacarídeos em seus componentes monossacarídeos. As quebras ocorrem sequencialmente em diferentes segmentos do trato gastrointestinal por reações enzimáticas: 1. α-Amilase salivar.
Após todos os processos o carboidrato se transforma em glicose, pode ser encontrado em pão, arroz, mel. A proteína se transforma em aminoácido e pode ser encontrado em carne, leite, ovos. O lipídio se transforma em ácidos graxos e glicerol achados em alimentos gordurosos como castanha, bacon, manteiga.
A galactose é ingerida ligada à glicose na lactose que, por ação da lactase intestinal, sofre hidrólise. A absorção da galactose nos enterócitos (e, a reabsorção nas células tubulares renais) envolve a ação da SGLT1 (transporte ativo secundário dependente do Na+).
A glicólise, também conhecida como via de Embden-Meyerhof, é a primeira via metabólica da molécula de glicose e outras hexoses.
Por ação das enzimas amilases e, em seguida, da maltase do suco entérico do intestino, o amido é fragmentado em monossacarídios. Assim, as moléculas de glicose são absorvidas pelas vilosidades do intestino delgado.
A glicose é armazenada no corpo como glicogênio. O fígado é um importante local de armazenagem de glicogênio. O glicogênio é mobilizado e convertido em glicose por gliconeogênese quando a concentração de glicose sanguínea é baixa.
As principais fontes de glicose são: frutas, milho doce, xarope de milho, arroz, batata e mandioca.
Fome, tontura, sudorese, taquicardia, apreensão, tremor, fraqueza, dor de cabeça, confusão mental e, em casos mais graves, coma e convulsão podem ser sintomas de Hipoglicemia, que ocorre com a diminuição dos níveis glicêmicos no organismo.
Primeiros socorros para hipoglicemia
Tem mais depois da publicidade ;) Quando nós ingerimos uma alta quantidade de glicose, o nosso organismo utiliza o que necessita e o excesso é enviado para o fígado, que transforma a glicose em glicogênio e ela fica armazenada em nosso fígado, aumentando a concentração de glicogênio.