O Exsudato Inflamatório é composto de proteínas plasmáticas e leucócitos que extravasam dos vasos e se acumulam no local inflamado. Tem a função de destruir o agente agressor, degradar (liquefazer) e remover o tecido necrosado.
Geralmente eles são misturados: o seroso com o fibrinoso, o leucocitário, o hemorrágico e às vezes, o necrótico e o ulcerado.
O exsudato serve como meio de transporte para o batalhão de células. Esse fluido também contém nutrientes e proteínas essenciais à reparação do tecido lesionado. Outro papel do exsudato é que ele previne que a região ferida fique muito ressecada, o que poderia retardar o fechamento da lesão.
O exame preventivo feminino ou teste de Papanicolau é um teste ginecológico realizado como prevenção do câncer do colo do útero e geralmente é simples, indolor e rápido. A presença de leucócitos exsudato moderado no exame ginecológico preventivo significa um pouco de inflamação.
Inflamação crônica tem como características uma maior duração, presença de linfócitos e macrófagos, proliferação de vasos, fibrose e necrose.
O granuloma é uma reação inflamatória e se forma com o objetivo de conter o agente agressor, uma vez que não consegue eliminá-lo. Com isso, inúmeras células são recrutadas para o local onde o agente agressor está.
O granuloma é uma lesão produzida por um processo imunopatológico defensivo e cicatricial. Inicialmente o monócito circulante adquire citoplasma e organelas adicionais no processo de remoção de debris inflamatórios.
É uma doença granulomatosa que está relacionada, inicialmente, com a inala- ção da bactéria e termina com uma resposta de hipersensibilidade tardia, mediada por linfócitos T. A patogenia da tuberculose depende do poder da bactéria sobreviver no citoplasma de macrófagos (PAIVA, 2006).
Há infiltração de neutrófilos e monócitos, aumento progressivo de linfócitos T e B que circundam os macrófagos infectados, células dendríticas e fibroblastos, formando o característico granuloma tuberculoso.